domingo, 1 de abril de 2012

Solengo 2005 - Ôpa! Vinhobão!

Quando o supertoscano é bom, o negócio pega! E este Solengo 2005, da vinícola toscana Argiano, já estava na minha mira faz tempo, desde que eu experimentei o 2004 em uma degustação da Vinci, tempos atrás. Mas obviamente, meu desejo era tomar boas taças, não aquele fundinho de taça ISO que dá no máximo para atiçar nossa vontade. E a hora chegou! Levei o danado para beber em companhia do confrade Paulão, no Ciao Bello. Os outros confrades todos faltaram, por vários motivos, inclusive por que 3 deles estavam no Consulado Português apreciando Crasto Vinhas Velhas, Esporão Garrafeira, Quinta de Murças e Xisto... Por isso levei o Solengão! Para não ficar atrás... Solengo é uma palavra toscana que significa "javali solitário". Embora ele atualmente seja elaborado pelos enólogos Adriano Bambagioni e Hans Vinding-Diers, ele foi uma criação do grande Giacomo Tachis. No site da Vinci é citado que o Solengo é feito com Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (30%) e Syrah (25%). Mas no site da Argiano citam que tem também uma pitada de Petit Verdot. Bem, mas independente disso, é vinho feito com castas francesas e tem alma italiana. As castas são fermentadas separadamente em tanques de inox e o vinho é maturado por 15-17 meses em barricas novas de carvalho frânces.  O vinho tem cor púrpura escura, bem densa, e aromas riquíssimos de frutas bem maduras, como cassis, cereja e amora, em meio a notas deliciosas de alcaçuz, café e tostado.  Em boca, é amplo, untuoso, muito estruturado, com taninos muito sedosos e final longuíssimo. Aliás, os taninos sedosos me chamaram muito a atenção quando degustei o vinho pela primeira vez. Que vinho! Força, potência, mas com muita sedosidade e elegância. Pode ganhar ainda mais complexidade com algum tempo de adega, mas já está prontinho para beber. Uma beleza! Vinhobão! Justifica o olhar feliz do amigo Paulão. E embora esta postagem tenha sido publicada no dia 01 de Abril, é pura verdade...rs.
Paulão mirando o Solengo que levei e o Foie Gras que levou...

2 comentários:

  1. Fala, Flávio!
    Sou fã desses cortes toscanos. Tb provei o Solengo 2004 e adorei (um pouco mais que você: 02 dedos na taça - hehehe).
    Tomara que ele seja servido (só um fundinho?) no Roadshow do Gambero Rosso. Acho q consegui um ingresso! Deve estar a caminho.
    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vitor, o vinho é grande! E dois dedos realmente só atiçam a gente. Bom mesmo é se forem dois dedos que ficam bem longe um do outro, ou seja, do dedão ao mindinho... rs. Mas acho que no evento do Gambero teremos oportunidade de tomar grandes supertoscanos (e quiçá grandes Brunellos, Barbarescos, Barolos, Amarones... rs). Também estou aguardando meu ingresso. Será legal se nos vermos lá.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir