quinta-feira, 28 de março de 2013

Lagarde Primeras Viñas 2009: Esqueça na adega!

A vinícola argentina Lagarde é muito tradicional. Foi fundada em 1897 e ainda mantém a arquitetura daquela época, assim como vinhedos muito antigos. Esse Lagarde Primeras Viñas 2009 tem esse nome justamente por que foi elaborado com uvas dos vinhedos mais antigos da vinicola, plantados na criação da vinícola, ou seja, alí no início do século XX. O vinho foi produzido pela primeira vez em 2008, e aquele foi feito com uvas de videiras plantadas em 1906. Já esse 2009, tem uvas de videiras de 1906 e 1930.  O vinho matura 14 meses em barricas de carvalho francês e descansa 1 ano em garrafa antes de ser comercializado. Ao nariz é poderoso, com muita fruta madura, como a ameixa e mirtilo, notas florais, especiadas e de grafite. Em boca é denso, guloso, e com taninos doces. Apesar de ser Malbec, bem extraído e com aquele doce característico, tem algo a mais que indica uma ótima evolução nos próximos anos. Um pecado termos tomado agora. Certamente, pode agradar muita gente ainda jovem. Mas para mim, é vinho para muitos anos de garrafa, como costumam ser os Lagardes. Esse, em particular, é para quem é paciente e até mesmo com problemas de memória. É para deixar no fundinho da adega e esquecer, para poder apreciar um vinho de primeira daqui a alguns anos. A propósito, nos foi ofertado pelo amigo Tom. Valeu Tonzinho! Outra coisa, o rótulo é muito bonito.

6 comentários:

  1. Tenho uma dessas aqui em casa, bebi a outra no ano passado e estava ótima, mas concordo com vc, esquecerei que a tenho por uns anos... grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Hélio,
      É muito bom quando temos uma garrafa na manga para conferir a evolução. E se o vinho agradou na primeira vez, a chance de agradar mais ainda uns aninhos adiante aumenta. Esse tem tudo para ficar ainda melhor, não? Quando abatê-lo, passe por aqui e deixe suas impressões!
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio, esse é outro produtor de quem eu ainda compraria 100% Malbecs. Não trouxe na última visita, mas não penso em abandonar definitivamente a uva, só que agora vou selecionar bastante. E paciência pra guardar vc já viu que tenho, rs.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Vitor! Os vinhos desse produtor são bons. Também estou no mesmo barco: Não abandonei completamente os 100% Malbecs, mas a lista dos que agradam deu uma boa diminuida. Mas os Lagardes estão dentro dela, sem dúvida!
      Rapaz, já vi que você tem uma paciência de Jó! Não é fácil isso! O vinho olha prá gente, a gente olha prá ele, para o saca-rolha e "nhec"... Descorche certo! Mas que bom que você resiste. A chance de tomar vinhos em melhor forma é grande. Mas que é duro aguentar, é...rsrs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Deixarei adormecer por longos anos longe da agrecividade da luz e do calor, so não entendi sobre o vinho safra 2009 com uvas de 1906 e 1930 . Alguem pode explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Anderson! Se resistir, deixe descansar e terá como recompensa um ótimo vinho daqui a algum tempo. Quanto à sua observação, esse vinho da safra de 2009 é feito com uvas de videiras muito antigas, plantadas em 1906 e 1930.
      Muito obrigado pelo comentário e seja sempre bem-vindo!
      Abraços, Flavio

      Excluir