quarta-feira, 6 de março de 2013

Briga de Brunellos di Montalcino irmãos: IL Poggione Riserva 2005 versus IL Poggione 2006!

Bem, a postagem trata de uma comparação entre dois Brunellos di Montalcino, que têm em comum apenas o produtor, a centenária Tenuta Il Poggione. No entanto, as semelhanças ficam por aí. O Brunello di Montalcino IL Poggione Riserva 2005 é feito com uvas de um vinhedo especial, o IL Paganelli, plantado em 1964 (essa data me lembra algo...rs). O vinho passa 4 anos em barricas francesas de 300-500 litros e vem de uma safra que ficou na sombra da belíssima safra de 2006 na Itália. Obviamente, é grande, untuoso, denso, mas mostrou algo que me incomodou um pouco: Excesso de tostado! Não gosto de nada exagerado, e isso me marcou. Ele mostra aromas de couro, café, tabaco, alcaçuz e... tostado! A fruta fica escondida em meio a tudo isso, e não sei se o tempo lhe abrirá as portas. Em boca, repete o nariz, mostra ótima acidez e taninos presentes (claro) mas já corretos. O final é longo, como esperado para um bom Brunello, mas estava lá o tostado. Será que demos azar com a garrafa? Não sei. Olha, mas isso não quer dizer que o vinho estava ruim... Longe disso! Eu só queria mais equilibrio, com a fruta subindo um degrauzinho...rs.
E seu irmão "menor"? Esse eu, de forma egoísta, mandei ver sozinho, em dois dias bem "bebidos". E o Brunello di Montalcino IL Poggione 2006 me encantou mais. Diferentemente do Riserva, ele passa um ano a menos nas barricas (3 anos). É um vinho aromático,  mais fresco, com a Sangiovese manifestando tudo que tem de bom. Notas de cereja preta, couro, caixa de charuto, alcaçuz e de carne. Em boca, explosivo, vibrante, ainda tânico, mas perfeitamente apreciável. Obviamente, melhorará com tempo em adega. Tinha um tostadinho também, mas leve e bem integrado. O final, longo, longo... Uma delícia!  Estava ótimo no primeiro dia, e redondinho no segundo. Para mim, ganhou o duelo com seu irmão maior. Na verdade, quem ganhou fui eu, pois sou fã incondicional desses vinhos, que considero verdadeiros cavalos de raça! 
A propósito, os vinhos são importados pela Vinho Sul.
Essa cor seduz...rs. 

8 comentários:

  1. Opa, opa, opa!
    Então, "se dei" bem nessa, Flávio, pq só comprei o Brunello 2006 deles, rs.
    Segundo a descrição do post, não preciso ter pressa... bom! Tô confiando que os Brunellos 2006 vão longe.
    Pegou o danado na última compra? Conseguiu o Charski tb?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deu bem, mesmo! De verdade! Não sei se foi porque abri o Brunello em um belo hotel fazenda, no final da tarde, curtindo o por do sol olhando para uma mata com árvores centenárias... Mas é do tipo que emociona já nos aromas. Para um amante da Sangiovese, é prato cheio! E deve evoluir maravilhosamente nos próximos anos. Foi, sem dúvida, uma ótima compra!
      Eu não consegui o Charski, infelizmente. Aliás, só consegui os Brunellos. Uma pena. Meus confrades pegaram vários Brunellos também. Assim, acho que vou ficar "enjoado"...rs. Que beleza!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Prezado Flavio, também sou fã incondicional dos Brunnelos, a elegância e a evolução na taça, me encantam. O grupo Verdemar de BH, esta importando diretamente do produtor, e vendendo esta "belezura" por módicos R$117,00. Minha esposa já esta estranhando, porque estou adorando ir ao supermercado. Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Rodrigo,
      Muito obrigado pela visita e comentário! Realmente, são vinhos que deixam marcas. Sempre que bebo, fico lembrando deles por alguns dias...rsrs. Que maravilha essa notícia da importação direta pelo grupo Verdemar. E a um preço excelente!!! Já vou me movimentar aqui com uns amigos da bela BH para trazer umas garrafinhas. Então quer dizer que de uma hora prá outra você pegou um gosto danado por idas ao supermercado? rsrs.
      Grande abraço e seja sempre bem-vindo!
      Flavio

      Excluir
  3. Opa, de comprar vinhos em BH eu entendo!
    Flávio, não tem essas bocadas do Verdemar, mas veja a lista de Brunellos da www.casadovinho.com.br . Tem coisa que merece uma passada de sacolinha entre os amigos.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, Vitor! Quando souber de algom, me dê notícias.
      Eu dei uma olhada no site da Casa do Vinho. Tem coisa boa, hein? Algumas, difíceis de encontrar. Realmente vale a pena passar a sacolinha entre os confrades.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  4. Flávio,
    Bebi este Il Poggione básico da safra 2005 tempos atrás e fiquei encantado. Vinho "bão"! Pena que não comprei naquela promoção que rolou do 2006. Mas vou corrigir esse lapso comprando alguns 2007.
    Abs,
    Luiz Cola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luiz!
      Bom saber que o 2005 também tava "bão"! Eu tentei comprar na época, mas perdi a promoção. Mas dessa vez, com o 2006, fiz marcação cerrada no pessoal da Vinho Sul e consegui pegar umas garrafas. E tomara que logo venha uma promoção com o 2007, que deve estar tão bom quanto os anteriores...
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir