sexta-feira, 22 de março de 2013

Doña Paula Selección de Bodega Malbec 2002: Malbecão Clássico!

Os vinhos da linha Seleción de Bodega, da vinícola Doña Paula são, como o nome sugere, o resultado de um assemblage de seus melhores terroirs: Finca el Alto, de solos predominantemente argilosos; Finca Alluvia, de solos minerais e pedregosos e Finca los Indios, de solos calcáreos e arenosos. Os vinhedos são de baixo rendimento e de altitude superior a 1.000 m. São os vinhos top da vinícola e apenas é feito um Malbec e um Chardonnay da linha.
Esse Doña Paula Selección de Bodega Malbec 2002 foi fermentado com leveduras indígenas e passou 18 meses em barricas de carvalho francês. Ele traz consigo o carimbo de uma safra maravilhosa e que produziu vinhos densos, como é o caso. Ao nariz, mostra notas de ameixa, framboesa, chocolate, leve baunilha e minerais, de grafite. Em boca, é intenso, muscular, mas muito redondo e com taninos sedosos. O final é muito longo. Não tem o peso de um Lindaflor, mas é denso também. Por outro lado, tem o lado mineral como destaque. Aguentaria ainda uns bons anos, com tranquilidade. Bem, é Malbecão, de primeira linha, muito bem feito e que dificilmente não agrada os fãs. Eu tenho dito há tempos que estou meio enjoado de Malbecs clássicos, densos, mas não posso deixar de elogiar a qualidade desse, que é alta. O lado mineral também fez diferença. A propósito, o vinho nos foi gentilmente ofertado pelo amigo Carlão.

6 comentários:

  1. Flavio,
    Lembro com saudade de alguns vinhos argentinos que bebi da safra 2002 (do Chile safra 2001 tb).
    Coisa aliás que não é muito comum no Novo Mundo essa coisa de safra ser um diferencial. Os vinhos em regra tem um padrão definido que pouco muda, na minha opinião.
    Mas quando a safra é excepcional faz mesmo diferença.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Alexandre! 2002 deixou saudades. Foi uma safra marcante, como a 2001 no Chile. Outras recentes também foram muito boas, mas essas parece que deixaram mais saudades. Bem, acho que os produtores (e todos nós) prefeririam safras boas todo ano, mas não dá. E do jeito que ocorre, nos dá aquele trabalho gostoso de garimpar vinhos de boas safras, encontrar vinhos bons em safras não tão boas, etc. Isso é legal.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio, não faz muito tempo que encontrei um DP Selec Bodega Malbec 1999 (!!!) na Oda Vinoteca. Tava lá naquela parte de trás, onde eles guardam os especiais, e não tinha preço. Um vendedor perguntou pro outro, ninguém sabia, o tempo foi passando... e me venderam pelo preço da safra recente!
    Só que a felicidade não durou tanto tempo: a acidez já tinha dobrado o cabo, e o vinho mais parecia uma geléia... uma pena, mas vale a história.
    Pra sua sorte, o 2002 resistiu mais tempo. Devia estar ótimo.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que azar, Vitor! Imagino que abriu pensando que ia apreciar um néctar e teve a decepção. Realmente uma pena. Uns dois anos atrás eu bebi um Pinot 1999 da Rutini que estava uma maravilha. Também fiquei com medo na época, mas me deliciei. Tenho uma garrafa do 2002, que acho abrirei logo. Se chegar perto do 99, já ficarei contente. Esse Dona Paula 2002 estava muito bom. Para mim, aguentaria tranquilo mais uns anos. Mas agora tô ficando esperto e seguindo a máxima: Melhor um ano antes, que um dia depois! rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Blz Flávio

    Estava um tanto afastado estes dias, por isso o atraso nos comentários.
    Bem primeiramente, em falando-se de Malbec, a vinícola Doña Paula e na minha opinião um dos tops. O lado mineral e o final longo, como você bem diz, são marcantes. Infelizmente não estou ainda no nível Selección. Estou na plataforma Estate que tem um excelente custo benefício

    Abs
    Orlando
    IT: iniciei muito rusticamente um blog. Seria um prazer compartilhar sua opinião por lá
    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Orlando,
      Realmente estava sumido! Bom que voltou aos comentários.
      Os vinhos Doña Paula são mesmo de ótima qualidade, como aqueles da linha Estate, citado por você.
      Que legal que iniciou um blog! Vou entrar agora!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir