sábado, 6 de novembro de 2010

Segunda na Casa do João Paulo: Esporão Garrafeira 1999 e Alma Negra 2007

Na última segunda, dia 01 de novembro, fomos a casa do João Paulo dar uma "estudada" nos vinhos que comporão nosso jantar de final de ano. O negócio estará bom, como todos os anos. Este ano o Vega, Canon La Gaffeliere, Lafite etc., darão lugar a outros... A lista inclui Pera Manca, Telmo Rodriguez, Rieussec, Baumard, dentre outros... Não estragarei a surpresa... O único que estava disponível para a reunião era o Caio, que aliás, só foi depois de saber que abriríamos o Esporão Garrafeira 1999 que o João Paulo me deu... Acompanhando uma bela picanha, uns espetinhos de cordeiro, Queijo da Mó... Bem, o Esporão é certeza de felicidade. Este, que é um corte de Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Trincadeira e Aragonês, estava já na sua maturidade, com uma bela cor de tijolo e um halo de evolução de um senhor. A borra era espessa no fundo da garrafa. Ou seja, tudo de bom! A fruta, claro, já não era tão presente, mas ainda se notava a cereja e amora maduras. Notas de tabaco, couro, folhas secas (chá) e alcaçuz. Um vinho maduro e elegante. Belo presente João Paulo!
Bem, mas como nem tudo são flores, e o Caio reclamou que só falo bem dos vinhos... Terei que descer a lenha em um que o querido João Paulo abriu prá gente. O Alma Negra 2007 do simpático Ernesto Catena foi decepção geral. O corte é um mistério, mas a Malbec não deve faltar, assim como a Bonarda, a qual aparece pela fruta muito forte. Não que eu seja contra a Bonarda. Aliás, já bebi bons vinhos feitos com ela (Colonia las liebres, de Altos las hormigas e Nieto Senetiner). Este Alma Negra é doce tanto no nariz quanto na boca. Xarope puro! Vinho para novo-mundista que se encanta com vinhos potentes, bombas de fruta e madeira... Bem amigo João Paulo, este não teve jeito. Tive que quebrar meu protocolo, que é não comentar sobre vinhos que não gostei... Mas foi a pedido do Caio, o qual disse que eu estou muito bonzinho! Bem, mas você tem um saldo mais que positivo. E ainda bem que também não gostou... É aquele negócio: Você pode levar flores prá esposa todos os dias, mas se esquecer um... tá ferrado!

2 comentários:

  1. E aí Flávio tudo bom?

    Vai na feira de biodinâmicos na casa da fazenda 08 e 09/11 ?

    Abraço.

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eugênio,
    Tudo em paz, e você? Infelizmente não poderei ir, pois dou aulas nestes dias e não consegui substituto. Mas aguardarei suas postagens e dicas.
    Abraços e bom evento!
    Flavio

    ResponderExcluir