sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Rutini Pinot Noir 1999! Isso mesmo, 1999!

Quem pensa que vinho Argentino e Chileno não envelhece bem (e nisso inclui-se a Wine Spectator, que sempre coloca limites curtos para eles...) está enganado! Aliás, quem pensa que vinho Brasileiro não envelhece bem, também está enganado. Já bebi recentemente Lote 43 de 1999 e Marco Luigi Reserva de Família 1999 que estavam uma maravilha. Sem contar os de 2002.
Bem, mas hoje tomei em Jaú, na companhia de meu cunhado Bu, um maravilhoso Pinot Noir de Rutini, do ano de 1999. Eu abri com medo, mas logo que cheirei a rolha vi que teria uma maravilhosa surpresa. Vinho para deixar borgonhinhas genéricos no chinelo, e arrepiar alguns de comunas. Uma beleza! Um senhor! Vinho com cor púrpura. levemente atijolada, e com um belo halo de evolução. Apesar da idade, as frutas ainda estava bem vivas, com predominância da cereja. Notas também de tabaco e baunilha. Na boca, extremamente redondo, com taninos doces, macios e redondos pelo tempo. Que maravilha de vinho! Para quem gosta de vinhos maturos e tem paciência de esperar. Acompanhou com maestria o Strognoff delicioso que minha querida Terumi fez. Bem, agora vou convencer meu cunhado a abrir a garrafa do 2002 que ele tem aqui...
Olha a bela cor do danado...

2 comentários:

  1. Marcelo Belletisetembro 14, 2011

    Ola, tive o prazer de ter e degustar a mesma garrafa. A data que abri foi 05/09/11. Excelente vinho! A cor no entanto estava um pouquinho mais acobreada do que a foto que vc postou. Dps posso mandar a foto. Alias, o jantar especial(degustação) contou ainda com vinhos como Don Melchor 2005, Robert Mondavi Cabernet Sauvignon, Amancaya, e mais... Definitivamente "a night to remember"!! Começamos pelo Rutini, até mesmo pelo medo dele já ter passado!!! Abc Marcelo Belleti (mbelleti@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Marcelo!
    Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do Rutini Pinot 99. Depois me envie a foto. Também achei excelente. Tenho uma garrafa do 2002, que logo vou "abater"... rs. A propósito, sua noite é realmente para ser lembrada. O Don Melchor 2005 é uma preciosidade; O Mondavi ainda não apreciei e o Amancaya é muito bom, imbatível em sua faixa de preço.
    Um grande abraço e seja sempre bem-vindo!
    Flavio

    ResponderExcluir