sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Gattinara 2001 - Travaglini

O amigo João Paulo nos fez uma surpresa ontem na reunião da confraria. Tinha falado que provavelmente não iria, mas ligou perto das 22h00 já pedindo uma rabada com polenta e chegou com um Gattinara 2001 na mão. Este vinho, piemontês da Vinícola Travaglini, é feito com a casta Nebbiolo, a rainha do Piemonte. A garrafa torta é sua marca registrada. Lembro-me com saudades de um da safra de 1997, que levei na confraria alguns anos atrás. Este, da bela safra de 2001, tinha cor rubi clara, lembrando um borgonha. No nariz, leve amora, notas florais, couro e cogumelo porcini seco, tipico do casta. Na boca é muito elegante, com taninos muito sedosos. Uma delicia de vinho que pode parecer aguado aos paladares mais acostumados com vinhos mais potentes. O Fernandinho lascou a lenha... João Paulo e eu adoramos. Pode levar sempre João Paulo! Aliás, o vinho pode ser encontrado na World Wine.

2 comentários:

  1. Flávio,

    Gattinara é um vinho em que não tenho nenhuma experiência, nunca tomei. Amigos em comum me dizem que vou adorar, como ainda não surgiu a oportunidade vou protelando.

    Abraço

    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Caro Eugênio,
    Acho que as chances de seus amigos estarem certos é grande. O Gattinara é daqueles vinhos autênticos, como você gosta. Experimente!
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir