sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Brolio di Campofiorin, Predicador, Emina Prestigio e Moulin de Gassac Syrah

Na reunião da Confraria do Ciao, nesta quinta-feira, o amigo Paulão levou um Brolio di Campofiorin 2006, de Masi. Este italiano, do Vêneto, é uma edição especial do Campofiorin. Feito pelo método do ripasso, com as uvas Corvina (80%) e Rondinella (20%), é um vinho bem agradável e muito elegante. Obviamente, é levemente adocicado, lembrando um bom Amarone. Mas o amargo típico no final, tipico dos Amarone, não é tão evidente. Um vinho que pede comida (um macarrão com molho vermelho ou um bom risoto).
O Caio levou um Ribeira del Duero, o Emina Prestigio 2006, que já comentei aqui no blog (http://vinhobao.blogspot.com/2010/07/turma-estava-um-pouco-cansada-ontem.html). É um vinho que me agrada muito, mas que ainda está um pouco duro, devendo melhorar com um ou dois anos na adega.

Eu levei um Riojano, o Predicador 2007, de Benjamin Romeo. É o vinho de entrada deste produtor, que já arrebatou por duas vezes 100 pontos do Mr. Parker, para o seu famoso Contador. Ele produz o Predicador para mostrar que consegue produzir bons vinhos a preços mais acessíveis que os caros La Cueva e Contador. É um vinho gostoso, com notas de café, chocolate e cereja. Também possui notas herbáceas e condimentadas. Os taninos estão elegantes e o vinho tem boa acidez, chamando comida. No entanto, penso que está muito novo, principalmente para um Rioja. Eu gostei dele, mas não fez muito sucesso com o pessoal...
Terminamos com um leve e frutado Moulin de Gassac Syrah 2009. É um vinho produzido por Mas de Daumas Gassac no Languedoc-Roussillon. É um vinho alegre, fresco, sem madeira, bem frutado e descompromissado. Um excelente custo-benefício.
Finalizando, eu não poderia deixar de comentar sobre o Graham's Vintage 2003 levado pelo João Paulo. Infelizmente o vinho já estava aberto há tempos, o que não é indicado, principalmente para um Vintage. No entanto, as notas de amora madura ainda estavam presentes, e obviamente, o vinho ainda estava gostoso, mostrando um longo final. Este vinho, em particular, é uma preciosidade que tem 94 pontos da WS e que certamente estaria melhor alguns anos adiante (e uma maravilha após 2013-15). Como estava o da safra de 1985, que já comentei aqui como sendo o melhor porto vintage que tomei em minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário