sexta-feira, 7 de outubro de 2011

T.H. Undurraga Sauvignon Blanc 2009, Stellenbosch 1707 2007 e Chianti Clássico Don Tommaso 2003

Voltei! Estava há alguns dias sem postar, mas já estou de volta para relatar sobre 3 ótimos vinhos que apreciamos ontem na confraria. Aliás, que ainda está desfalcada dos amigos Tom e Paulão, em viagem. O primeiro apreciado foi um branco chileno que levei, o T.H Undurraga Sauvignon Blanc 2009. É um vinho da vinícola Undurraga, feito com uvas de um pequeno vinhedo de pouco mais que dois hectares em Lo Abarca, Santo Antonio. O T.H. vem de Terroir Hunter (caçador de terroir). Apenas 555 caixas foram produzidas. O vinho é muito fresco, muito mineral e com aromas de lima e pêssego. Em boca é vivo e com acidez vibrante. Um belo vinho, para ser bebido sozinho ou acompanhando peixes e frutos do mar. É comercializado pela Wine.
O amigo Caio nos brindou com o sul-africano Stellenbosch Hills 1707. A linha 1707 é uma linha especial da vinícola, lançada apenas em ótimas safras. O vinho em questão é feito com as uvas  Shiraz, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, tendo sido maturado por 24 meses em barricas novas de carvalho francês. O nariz é rico em frutas maduras, chocolate, café e tabaco doce. A madeira é bastante presente. Em boca é intenso, redondo e com taninos doces. É um bom vinho, novo mundo típico. Acredito que seria um bom acompanhamento para um churrasco.
O amigo João Paulo (JP) levou um bom Chianti Clássico da Fattoria Le Corti, o Don Tommaso 2003. O vinho é feito com Sangiovese (85%) e Merlot (15%), e descansou por cerca de 15 meses em barricas de carvalho francesas 70% novas e 30% de segundo uso. Os 8 anos já aparecem. Ao nariz, notas de cereja, ameixa, chá-preto, canela, tabaco e couro. Em boca é redondo, com boa acidez e bom final. A Sangiovese reina, e a Merlot dá uma amaciada. Estava muito bom! Só o preço por aqui que é meio salgado...
Isso ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário