segunda-feira, 26 de março de 2012

Trinch! 2006 - Um belo Cabernet Franc do Vale do Loire

Tempos atrás, por sugestão de meu amigo Eugênio, do Decantando a Vida, bebi um Trinch! 2009, de Catherine e Pierre Breton, produtores do Vale do Loire (aliás, a Cabernet Franc é chamada Breton no Loire... Coincidência? Acabei de ver no site deles que é uma feliz coincidência). O vinho é produzido em Bourgueil, que fica ao norte de Chinon, onde também são produzidos excelentes Cabernet Francs. O Trinch! 2009 estava uma delícia, mas eu fiquei com vontade na época de beber uma garrafa com uns aninhos a mais nas costas. E pude fazê-lo nessa semana que passou, apreciando um Trinch! 2006. Só lembrando, os vinhos do Domaine Breton são feitos seguindo os preceitos da biodinâmica e de forma orgânica, sem fertilizantes químicos, inseticidas ou herbicidas, e utilizando leveduras indígenas. Além disso, os vinhos tem pouco ou nenhum SO2. 
Este 2006 estava uma beleza. Nada daquele peso de Cabernet Franc do novo mundo, e sim, pureza e muita mineralidade. Notas de amoras pretas, violeta, , azeitona preta, grafite e pimenta-do-reino. Em boca, seco, mineral, com taninos obviamente mais redondos que o de 2009. É um vinho gastronômico e senti não tê-lo apreciado com comida. Mas mesmo assim, estava muito bom. Uma bela compra que fiz no Bota-Fora da World Wine Ribeirão Preto nesse começo de ano. Se quiser experimentar um Cabernet Franc de verdade, não exite.

4 comentários:

  1. Fala Flavio,

    Aí é brincadeira. Primeiro Chateauneuf du Pape branco, depois Estrelas do Brasil e agora Trinch 2006!!!! Vou ter que trocar o babador agora!!!

    Forte abraço e mais uma vez obrigado pela deferência.

    Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eugênio!
      Eu sabia que esta sequência ia te deixar com água na boca! Realmente boa a danada. O Trinch estava muito bom. Aliás, o 2009 também estava. Valeu pela dica. Vou ficar sempre de butuca na World Wine, pois paguei um belo preço neste 2006. Acho que você também pegou ele neste inicio de ano, não?
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. GOSTARIA DE SABER O VALOR?

    ResponderExcluir
  3. Bem, já paguei 90 Reais neste vinho. Mas vi agora na importadora que está custando 203 o da safra 2012!

    ResponderExcluir