sexta-feira, 15 de março de 2013

Brioso 2005: Outro ótimo vinho de Susana Balbo!

Comentei recentemente aqui no blog sobre o Brioso 2002, de Susana Balbo. Agora é a vez do Brioso 2005, ofertado pelo amigo Carlão. Esse 2005 tem um corte bem diferente, tanto nas proporções quanto na inclusão de uma pitadinha de Merlot. Enquanto o 2002 tem Cabernet Sauvignon (47%), Malbec (38%), Petit Verdot (10%) e Cabernet Franc (5%) esse 2005 tem mais Cabernet Sauvignon (65%), menos Malbec (15%), Merlot (5%), Cabernet Franc (10%) e Petit Verdot (5 %). Para mim, um corte mais interessante, com predominância da Cabernet Sauvignon. Passou 14 meses em barricas francesas novas. Embora presente, o tostado é muito mais sutil que no 2002. Além disso, a fruta me pareceu menos madura. Ao nariz, notas de figo, anis, ameixa, chocolate ao leite e alcaçuz. Em boca, repete o nariz e mostra ótima intensidade. É muito redondo e sedoso. Um ótimo vinho que tem ainda bons anos pela frente. A vinícola menciona 10-15 anos de guarda. Sem dúvida é um vinho que tem estrutura para aguentar bom tempo de adega. Mas já pode ser apreciado agora sem problema. Outro belo vinho de Susana Balbo. A repetir!

6 comentários:

  1. Flavio,

    Vou comprar uma garrafa da safra atual e guardar.

    abraços,

    Alexandre/DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Pode comprar que vai gostar. Acho que a última que vi no mercado foi a 2007, não?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio, a Cantu andou liquidando o 2006 com 50% de desconto há alguns meses. Promoção relâmpago, só até o meio-dia. Perdi.
    Ele não chega em Puerto Iguazu, não adianta. Coloquei na lista pra patroa trazer de Buenos Aires na última vez, mas ela não achou. Parece que o vinho não me quer, rs.
    É mais uma prova de que os blends argentinos estão cada vez melhores!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor!
      Ele com 50% é uma bocada. Pena que você não conseguiu. Mas uma hora ou outra você vai pegá-lo na curva! rs.
      E realmente, é mais uma prova de que os blends argentinos estão cada vez melhores. E nessa faixa de preço dá prá encontrar alguns muito elegantes. Esses últimos da Susana Balbo que apreciei me agradaram bastante.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. acabei de adquirir um 2005, vou degusta-lo daqui um tempo!!!! tenho certeza que deve esta maravilhoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que gostará! Deve estar muito bom com 10 anos!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir