sábado, 31 de julho de 2010

Manso de Velasco 2006 - Uau!


Acabei de apreciar aquele que foi considerado por Patricio Tapia, no Guia Descorchados 2010, como sendo o melhor Cabernet Sauvignon Chileno. Tapia lhe outorgou merecidos 95 pontos (a WineSpectator o subestimou, dando-lhe 91 pontos, o que já é, no entanto, excelente).
O vinho Manso de Velasco, de Miguel Torres é excelente, untuoso. É feito com uvas provenientes de parreiras de 115 anos de idade. De corpo amplo, possui acidez correta que se destaca, e a madeira aparece, mas não atrapalha. O aroma é uma maravilha- Frutas e mais frutas. No inicio o cassis e blueberry se destacam. Com o tempo, aparecem as frutas maduras, compotadas, principalmente a ameixa. Notas também de cacau e tabaco. De-lhe tempo na taça e terá surpresas a cada gole. Decantá-lo por no minimo uma hora vai ajudar a liberar seus aromas, mas não espere - Abasteça a taça e vá apreciando as camadas e camadas de frutas. Patricio Tapia recomenda harmoniza-lo com Javali assado. Eu o apreciei com uma picanha de novilho precoce assada inteira e a moda argentina, bem devagar. Nem preciso dizer que os taninos do vinho adoraram a gordura da picanha, e eu, adorei ambos! Quem conseguir esperar, o vinho deve melhorar ainda mais nos próximos anos se bem acondicionado. A maravilha é importada pela Reloco (http://www.reloco.com.br/ ). Eu o adquiri nas Casas Deliza, em Araraquara (http://www.casadeliza.com.br/ ) por justos R$149,00.

2 comentários:

  1. Flávio, o 2005, o último com o rótulo antigo, é mais robusto e com mais vocação para guarda (só tenho um e não abro antes de 2015). Agora, este 2006 já está mais pronto (e com preço razoável para o que proporciona).
    Boa lembrança e dica, abraços, Mazzei

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo,
    Obrigado pela visita e dica referente ao 2005. Eu acho que ainda é possivel encontrá-lo em uma loja de São Paulo. Vou tentar adquirí-lo (e também tentarei guardá-lo... Isso que é difícil...). Também acho o preço do Manso de Velasco bom para o que ele oferece (perto de outros chilenos que têm ficado muito caros). Um outro que eu gosto muito é o Erasmo, que acho de uma elegância incrível e de preço mais que bom para o que proporciona.
    Grande abraço e continue dando o prazer de sua visita e comentários aqui no Vinhobão!
    Flavio

    ResponderExcluir