segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vinho e Bacalhau

Esta semana farei homenagens em meu blog aquele que julgo o maior crítico de vinho de todos os tempos no Brasil: Saul Galvão! No próximo dia 09 completará um ano que o grande Saul faleceu, deixando muitas saudades aqueles que gostam de vinho.
Dentre muitas outras coisas, Saul me ensinou que bacalhau se come com vinho branco barricado ou no máximo, vinho tintos leves. Nada de vinhos encorpados que ficam brigando com o prato. Por sugestão sua aprecio bacalhau com o delicioso Conde de Valdemar fermentado em barricas, que é um vinho branco típico de Rioja, com muita personalidade. O vinho, elaborado com Viura, é seco, levemente oxidado, com madeira bastante presente, o que lhe aporta complexidade e peso. Quem ainda não experimentou a combinação tente, pois não se arrependerá.
No último sábado apreciei um bacalhau com um Bourgogne Chardonnay genérico da Maison Champy, ano 2004. Obviamente, o vinho não tem o peso nem a complexidade do Conde de Valdemar, mas os anos lhe deram a maturidade suficiente para acompanhar maravilhosamente o prato. A Maison Champy produz vinhos excelentes, sendo os seus vinhos de entrada uma excelente introdução aos vinhos da Borgonha. É só experimentar os Pinots e Chardonnays de entrada para ver o quão caro pagamos por vinhos similares (e muito abaixo em qualidade) da Argentina e Chile.

2 comentários:

  1. Grande Saul,

    Que falta esse cara faz ao mundo do vinho Flávio. Parabéns por essa iniciativa antecipada de homenagear essa grande figura que certamente está te abençoando lá de cima.

    Um abraço.

    Eugênio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigo Eugênio! Ele faz muita falta. Deixou um buraco dificil de fechar. Tenho saudades das matérias do Saul, e mais ainda quando olho aqui na estante os seus livros, ou releio seus artigos na Gula... Vamos homenagea-lo!

    Um grande abraço!

    Flavio

    ResponderExcluir