domingo, 17 de abril de 2011

Alfa Crux Malbec, Bramare de Cobos e Trapiche Single Vineyards - Uau!

Os três vinhos oferecidos pelos confrades Rodrigo, João Paulo e Caio, nessa última quinta-feira, são de encher a boca. Bem, começando com o Alfa Crux Malbec 2006, obra prima de O.Fournier, levado pelo amigo Rodrigo. Aliás, foi a segunda vez que ele me presenteia com este vinho. Eu já havia adorado na primeira, e continuo adorando! Vinho refinado, característica deste produtor, feito com uvas selecionadas de La Consulta. Estagia 20 meses em barricas de carvalho (80% francesas e 20% americanas), o que lhe aporta muita complexidade. Notas florais, de framboesa, ameixa e figo, leve cacau e um tostado bem gostoso. A acidez é boa e equilibra o lado doce da Malbec. Vinho redondo, sem arestas, uma delicia! Um dos melhores Malbecs argentinos. Valeu Doctor!

O João Paulo continua abusando! Levou um Bramare de Cobos Marchiori Vineyards 2006. Que vinho exuberante! De encher a boca. Aqui as notas de figo aparecem maravilhosas, tendendo ao Ramy. Notas também de amora, ameixa, café com leite e chocolate. Vinho muito complexo e cheio de camadas. Os taninos são redondos, doces e o final é longo e sedoso. Vinhaço! Top, top! Grande JP!
E continuando nos grandes Malbecs, o Caio me leva um Trapiche Single Vineyards 2007 Viña Domingo F. Sarmiento. Já comentei aqui no blog sobre o Fausto Orellana de Escobar 2007, também levado pelo Caio. São vinhos escolhidos anualmente pelo enólogo principal da Trapiche, pela sua qualidade, para comporem um conjunto especial, de 3 garrafas, vendida em uma caixa muito bonita. Este Single Vineyards Viña Domingo Sarmiento é também um primor de vinho. Também apresenta notas florais e de frutas como amora, framboesa e figo. Notas também de chocolate ao leite. Vinho sedoso, de final longo e delicioso. Outro vinhaço! Isso ai Caião!
A propósito, o Alfa Crux Malbec é comercializado pela Vinci e pode ser encontrado em São Carlos na Gran Reserva, dos amigos Clóvis e Elena. O Bramare de Cobos Marchiori 2006 e os Trapiche Single Vineyards (conjunto com a safra 2006 e Fausto Orellana de Escobar 2007), na Wine.

2 comentários:

  1. Caro Flávio,
    Sua postagem está bem apropriada para hoje, dia internacional da Malbec. Destes que você cita, eu só tive o prazer de beber o Alfa Crux, do qual também gostei muito. Espero logo ter a chance de apreciar os outros.
    Abraços e bons vinhos!
    César, Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  2. Olá César,
    Boa lembrança.Fica então a homenagem com 3 grandes Malbecs.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir