sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Côte de Nuits-Villages David Duband 2004 - bom vinho!

A denominação Côte de Nuits-Villages compreende os vilarejos de Premeaux, Prissey, Comblanchien e Corgoloin, que se localizam ao sul de Nuits-Saint-Georges, e que ainda não possuem seu próprio status de denominação. Mas lá podem ser encontrados bons vinhos e que representam muito bem a borgonha. São vinhos geralmente mais maduros que em outras denominações e bastante perfumados. Além disso, têm bom preço e são uma boa introdução aos maravilhosos vinhos da Borgonha.
Eu pude apreciar alguns vinhos de David Duband nos últimos tempos. Alguns me agradaram bastante, como o Nuits-Saint-Georges 2005. Outros, nem tanto. Mas este Cote de Nuits-Villages David Duband 2004 estava uma delícia!  Tudo estava muito bem integrado. Aromas perfumados e deliciosos de cereja mesclados a toques terrosos e leve tabaco. Em boca, era macio, com taninos sedosos e excelente acidez. Um vinho muito bom e que comprova que é muito dificil superar os franceses quando se trata desta casta. Aliás, quem quiser fazer um teste, adquira algum genérico de Chanson Père e Fils, Champy, Olivier Guyot ou Drouhin, e verá o quão caro estamos pagando por Pinots chilenos de qualidade inferior.

4 comentários:

  1. Também provei alguns vinhos desse produtor David Duband (comprados no último bota-fora da Vinci)e a maioria não me agradou pois achei muito pesadões para ser Pinot Noir da borgonha, mas gostei de outras garrafas dele também.

    Por falar me Bota-fora a Vinci e Mistral não fizeram esse ano por ter dado muita confusão nos anteriores. Muita gente devolvendo vinho e alguns "espertinhos" indo às lojas depois para trocar por vinhos que não estavam no bota-fora, esse é o brasileiro que estraga as boas oportunidades.

    Por falar em Mistral ela teve pouca ação nesse ano. Não fez o bota-fora, não fez o Tour Mistral que era para ter ocorrido em Agosto e ainda subiu os preços em dólar.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Eugênio,
    Concordo com você quanto ao Duband. Acho que 50% dos vinhos que provei me agradaram, como este Villages e o Nuits-Saint-Georges (que estava muito bom). Tenho ainda um Vosne-Romanée, que espero estar bom.
    Eu não sabia esta história da Vinci. Que pena! Como você disse, tem gente que estraga a festa.
    Estranho mesmo a Mistral este ano. Passou em branco (a não ser pelo aumento em dólar - e agora, com o dólar subindo, piora...).
    Grande abraço,

    Flavio

    ps. Estou para ir em Brasilia. Se for, farei contato.

    ResponderExcluir
  3. Se vier não deixe de me contactar. Estou indo ao Vale dos Vinhedos quarta-feira agora (21/09) e retorno dia 25/09 domingo. Você tá programando vir quando?

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Aproveite sua viagem ao Vale dos Vinhedos! Se eu for à Brasilia será em meados de outubro, perto do dia 18. Mas aí te escrevo para combinar algo.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir