quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Two Hands Bella's Garden 2009, Brunello Casanova di Neri 2006, Ghemme 2003 e Achaval Ferrer Malbec 2010 - Tudo isso mais os assados do Tom! Que maravilha!

Que turminha, hein?
E nesse último domingo chuvoso, com temperatura amena, o Tom nos brindou com mais um daqueles seus superassados na sua super-cozinha. Aliás, como o cara domina bem a arte de assar uma boa carne! Lembra-me muito aquelas que eu apreciava no Bassi, em São Paulo. Não só por que o Tom utiliza as carnes do Bassi, mas por que ele as trata com muito carinho. E suas carnes merecem grandes vinhos. Eu cheguei atrasado e já haviam mandado um novíssimo Achaval Ferrer Malbec 2010, que obviamente não comentarei. Mas em se tratando de um Achaval, devia estar bom...
No entanto, cheguei em tempo de pegar o segundo vinho, levado pelo Caião, que já apreciamos na confraria. Era um Ghemme 2003, italiano da Cantina Dessilani. Claro que o vinho estava muito parecido com aquele que apreciamos semanas atrás, mas desta vez pudemos apreciá-lo mais calmamente, e isso nos permitiu observar como ele evolui bem na taça. Uma beleza! Gostei mais que da primeira vez. Vinho muito complexo, com notas de framboesa, amora e chá. Com o tempo foi se modificando, apresentando notas de cereja, terrosas e de tabaco. Muito bom mesmo!
E sabendo que o Tonzinho estava reservando um daqueles "poderosos" para o final, levei um que eu previa ser ótima companhia para as carnes: Um Brunello de Montalcino Casanova di Neri 2006. Pois é, novinho, novinho, mas já delicioso. O nariz estava riquíssimo, com notas deliciosas de cereja, ameixa e chá. Em boca, amplo, profundo, e obviamente, com taninos presentes e que levarão bons anos para se arredondarem, mas que estavam perfeitos para as carnes. Um vinhaço da grande safra de 2006 na Itália. Bem, Brunello é Brunello... E este produtor é de primeiríssima! A outra garrafa que tenho ficará calmamente guardada na adega, para se mostrar daqui a alguns anos.
E o Tom então resolveu sacar da adega um belíssimo australiano da vinícola Two Hands. Essa vinícola, fundada em 1999,  é colecionadora de prêmios e é figura constante nos top 100 da WS. O vinho ofertado pelo amigo Tom foi o Two Hands Bella's Garden 2009. O nome do vinho é uma homenagem à filha de um dos sócios da vinícola. É um dos vinhos tops da vinícola, elaborado com uvas de vinhedos selecionados de Barrosa Valley. O vinho estagia 18 meses em barricas francesas ~20% novas. É um vinho poderoso, denso, suntuoso! Sua cor, quase intransponível, já denuncia sua concentração. Ao nariz, uma explosão de frutas maduras e em compota, com destaque para groselha, ameixa e amora. A fruta era mesclada a notas de canela, azeitona preta, chocolate e chá preto. Em boca, potencia pura, mas com muita elegância. Daqueles vinhos de mastigar, mas com mineralidade e acidez que compensavam a fruta bastante presente. O final era longuíssimo! Obviamente, o vinho era ainda uma crianza e os taninos estavam presentes, mas nada que comprometesse sua excelente qualidade. Fico imaginando como estará este vinho daqui a alguns anos. Que beleza, hein Tonzinho!!!! Aliás, o Tom nos ofereceu este ano 3 grandes Shiraz: Tanagra, Pangea e este Two Hands. Uau! Terei que retribuir... Talvez com um Il Bosco, ou um St. Henri... Who knows? 

4 comentários:

  1. Flavio,

    Esse Casa Nova di Neri é um vinho que morro de vontade de tomar, mas a oportunidade ainda não surgiu. Como sabe os franceses do Loire são meu objeto de desejo no momento e não sobra tempo para os outros.

    Hoje meu amigo Jo está aqui em Brasília e trouxe umas raridades maravilhosas direto da França, para tomarmos, o único que sei que trouxe foi o Clos Rougeard tinto, já postei o branco, as outras coisas como sempre, serão surpresas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é Eugênio, a vida é curta para tanto vinho... E mesmo que eles a prolonguem, ou ao menos a tornem mais feliz, ela ainda é breve para tantas botellas.
    Os vinhos da Casanova di Neri são realmente excelentes. Este, apesar de ser novinho, já dava muito prazer, que deve ser maior ainda daqui a alguns anos.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flavitz,
    Estarei esperando a retribuição dos Shiraz com um BELO ASSADO, pra não perdermos o costume!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Aí é só alegria!!! Assado do amigo Tom, Shiraz de primeira, é tudo de bom! Combinado!
    Abração,
    Flavitz

    ResponderExcluir