sábado, 24 de março de 2012

11 anos do Spazio 203 - Que bela comemoração!

Nesta sexta-feira a confraria do Ciao foi em peso à comemoração dos 11 anos do Spazio 203 em São Carlos. E como era esperado, foi uma bela noite. Paulo Piccolli e sua filha Marina aguardaram os convidados na entrada do salão com espumantes nacionais (isso mesmo! Alheios à crise... Afinal, sempre foram incentivadores dos produtores nacionais, principalmente daqueles menores, tipo boutique). Destaque para o Brut Rosé da Cave Pericó, com ótima fruta, e o diferenciado Estrelas do Brasil Brut Champenoise, muito complexo, com toques oxidados, mel e de panificação. Muito bons! Meu amigo Eugênio Oliveira, do Decantando a Vida, ficaría ali, fixo, só apreciando o Estrelas, que ele admira.
Fomos então para o salão principal, onde  nos aguardava uma mesa com um belo coquetel preparado pelo Chef Ricardo Lobo. Paulo Piccolli ofereceu vários vinhos de sua adega particular, que estavam muito bons. Destaque para o Undurraga Cabernet Sauvignon 1999, Boscato Reserva Merlot 2007, Hacienda Monastério 1999, Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2008, Sancerre Domaine Vacheron 2007 (muito fresco e mineral) e um branco de Zinfandel (que na verdade era rosé...) que surpreendeu, da californiana Buehler. Este último, foi sucesso geral, com notas de mel, morango e um fundo lembrando vinho do porto. Delicioso!
Alguns dos vinhos apreciados
Undurraga Cabernet Sauvignon 1999 - Muita elegância
E ao final, Paulo nos mostrou sua adega, com o orgulho de sempre (plenamente justificado!) e abriu um Havenswood Zinfandel 1999. Uma beleza de vinho! Muito denso, untuoso, de encher a boca (mas com a elegância aportada pelos anos de adega). E olha que nem sou muito fã de Zinfandel... Mas este estava particular, mostrando que vinhos feitos com esta uva evoluem muito bem.
Paulo apreciando o Ravenswood

Paulo e JP
Vinicius se iniciando (bem) no mundo do vinho
Um momento ímpar! Foi uma noite  belíssima em comemoração ao aniversário de um espaço que deve ser motivo de orgulho para os São Carlenses. Afinal, não é toda cidade que pode contar com um local desta qualidade. E que o aniversário de 12 anos seja ainda melhor! Parabéns Paulo!

6 comentários:

  1. Show de bola!!! Boa comemoração chama bons vinhos. abraços, Mazzei

    ResponderExcluir
  2. Grande Rodrigo!
    Que bom tê-lo de volta ao "Vinhobão"! E que tenhamos sempre muitos motivos para comemorações.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flavio eu já estou com inveja. Acho que só tenho mais uma garrafa do Estrelas Brut. Ficaria horas bebendo o Estrelas nessa festa de comemoração. Na presença dele não exporia meu fígado ao brut rosé da Pericó que acho ter muito açúcar residual, guardaria para ir forte no Sancerre.

    Parabéns a você por divulgar esse fantástico espumante brasileiro Estrelas do Brasil e à Spazzio em tê-lo em seu portfolio. Tomara que alguma loja daqui passe a vendê-lo para que eu possa comprar sem espera.

    Forte abraço,

    Eugênio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eugênio!
      Eu tenho absoluta certeza de que você ficaria no encalso do Estrelas. E você acredita que fiquei discutindo com uma senhora que afirmava categoricamente que o espumante estava estragado... rs. Ela estranhava o toque de Jerez e queria mais bolhas... rsrs.
      Então, o Sancerre também foi um dos meus preferidos. E olha que não foi muito procurado, assim, pude me alegrar. E como estava bom com um queijo de cabra que o Paulo ofertou. Uma delícia!
      Grande abraço,
      Flavio

      ps. Só para te atiçar: Ainda tenho umas 3 garrafas do Estrelas Brut, e umas 2 do Rosé deles, que ainda não provei. Tomara que vocês tenham alguém de Brasilia disposto a comercializar o Estrelas. O Paulo me disse que receberá mais brevemente.

      Excluir
  4. Flávio, obrigada pessoalmente pelo carinho, sua presença e pelas palavras no seu blog! Como vc sabe, fazemos muito pelo vinho em São Carlos! Na maioria das vezes fugimos do comercial nos eventos e prezamos pela alegria de estar entre amigos apreciando bons produtos! É sempre um prazer recebê-lo aqui! Você tem um astral ótimo e elegância de um enófilo que falta para muitos... Um abraço grande e até a próxima... Mariana

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana!
    Eu que tenho que agradecer a gentileza e carinho com que sempre sou recebido no Spazio. Gosto muito de participar dos eventos promovidos por vocês, que como você disse, prezam pela alegria de estar entre amigos. E obviamente, é sempre uma ótima oportunidade para apreciar bons vinhos, nem sempre encontrados em outros locais. Aguardo o próximo evento!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir