segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cortes de Cima 2005: Ótimo vinho!

A vinícola alentejana Cortes de Cima é conhecida pelo grande Incógnito, cujo nome é devido ao fato do vinho ser produzido com a casta Syrah, por muito tempo proíbida de ser plantada no Alentejo. No entanto, o carro chefe da vinícola é o Cortes de Cima. Esta garrafa que apreciei no último domingo, do Cortes de Cima 2005, trazia um vinho elaborado com 67% Syrah, 16% Aragonez (Tempranillo), 12% Touriga Nacional e 5% Cabernet Sauvignon, e que estagiou 12 meses em barricas de carvalho (80% Francesas e 20% Americanas). O danado possuía uma cor rubi belíssima, com leve halo de evolução. Ao nariz mostrava muita riqueza, com muita fruta vermelha madura,  kirsch, alcaçuz, notas florais e couro. Em boca, repetia o nariz, apresentava ótima acidez e taninos levemente terrosos. Eu achei delicioso! Atualmente há vinhos bem mais em moda, mas esse dá baile em muitos deles. E pelo preço (abaixo de 70 pilas), é uma grande pedida. Recomendo mesmo! 

8 comentários:

  1. Grande pedida mesmo Flavio. Vinhos alentejanos são os meus prediletos atualmente em Portugal e o Cortes de Cima é um deles. Excelente indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eugênio!
      Eu acho que, apesar de termos no mercado Durienses de grande qualidade, alguns têm ficado uniformes, e o pessoal tem também mandado ver nos preços. A meu ver, o Cortes de Cima é muito rico e com um preço muito convidativo.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio, sou fã desse vinho.
    Venho bebendo desde a safra 2004. Meus favoritos foram o 2005 e o 2007. Não deixe de comprar esse último, ainda dá pra achar no mercado. Tenho um 2008 guardado e já vou comprar o 2009, pra não correr riscos.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vitor! Vi seu comentário sobre o 2007 (http://loucoporvinhos.blogspot.com.br/2012/03/cortes-de-cima-2007-mostra-que-o-ano.html). Vou ver se encontro o danado. Pena que a loja que vendia o Cortes de Cima aqui em São Carlos mudou de direção e não vi mais o vinho lá. Tentarei encontrá-o em São Paulo ou então em lojas virtuais.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  3. Já me deparei com esse vinho em adegas aqui da região.
    Interessante.
    Na próxima, vou arrematá-lo.
    Valeu, Flavio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar ver Alexandre! Não se arrependerá! Eu acabei de pegar outra garrafa que achei lá na loja que comprei a primeira.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  4. Flávio, no fim do ano passado comprei uma caixa fechada (seis unidades) do Cores de Cima safra 1999 (isso mesmo 1999!!!). Os vinhos faziam parte de um lote grande de vinhos (devidamente adegados e bem guardados) postos à venda pelos herdeiros de um fã de vinho que faleceu. Pois bem, já abri duas garrafas e ambas estavam muito boas (por incrivel que possa parecer, especialmente para quem gosta de vinho novo). Quando abrir a próxima, farei um post em sua homenagem, pois vc seleciona vinhos excelentes no seu blog. Abraços e parabéns pelo blog (que continua show), Rodrigo www.vinhoseviagens.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo! Obrigado pela visita e pelos gentis elogios. Fico feliz que esteja sempre comentando aqui no "vinhobão"! E a recíproca é verdadeira quanto ao "Vinhos e Viagens", que visito diariamente. Surpreendentes esses Cortes de Cima 1999. Doze anos e ainda perfeitos! Estou aguardando sua postagem sobre a próxima garrafa, já agradecendo a homenagem. A propósito, não esqueci do Brunellão em Vitória...rs. Ou em São Paulo quando você vier.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir