terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O Vinho Bão está secando...



O blog Vinho Bão existe há mais de 10 anos. O criei para registrar os vinhos que bebia, em vez de anotar em um diário (o que era arcaico em tempos tecnológicos). Também queria dividir a opinião com meus confrades de toda quinta-feira. O blog foi crescendo e ganhando leitores além dos confrades, que aliás, nem eram leitores e comentaristas muito assíduos. Também serviu para fazer amigos, que mantenho até hoje. Só isso já justifica o blog! E aprendi muito com ele, pela leitura necessária antes de escrever e pelos comentários sempre muito gentis e bem-vindos dos ótimos leitores que tinha. Aliás, em toda a história do blog, só tive um comentário malcriado. Os outros, todos gentis e construtivos. Mas o tempo passou e as coisas mudaram. Fico pensando aqui com meus botões: Qual o sentido atual do blog? Para mim, ele já tem uma boa lista de vinhos que, apesar de representar apenas uma pequena parte dos milhares de rótulos existentes, acabam sendo redundantes. Isso se reflete na falta de comentários e diminuição da leitura dos posts. O fim do Enoblogs, que alavancava a leitura dos blogs de vinhos, também contribuiu para isso. Talvez meus confrades tenham razão ao dizer que blog não pega mais, que o negócio agora é Instragran etc. Mas para que? Para botar e ostentar uma foto bonitinha de uma garrafa, com uma linha para comentário próprio e a torcida para ganhar mais e mais seguidores que coloquem umas figurinhas e uns sinais de "OK" a cada postagem? O caminho da superficialidade? Não sei a resposta. 









18 comentários:

  1. Boa noite, Flávio. Apenas gostaria de registrar que entro diariamente no blog, seja em busca de novas postagem, sejam em busca de informações aqui guardadas. Imagino que existam muitos leitores como eu. Fico na torcida para que o blog se mantenha, mas caso decida criar um perfil no instagran, pode ter certeza que estarei lá para dar um like nas postagens. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Felipe! Muito obrigado pelas palavras, meu amigo! Você é leitor fiel e um dos motivos para a manutenção do blog. Tive muitos momentos de desânimo e perto de parar. Mas aí, lembro que tenho amigos como você, adquiridos durante os 10 anos do blog, que estão sempre por aqui e que curtem as postagens. Por isso, não consigo largar...rs. Vamos ver o que faço. Na verdade, gosto mais do blog que de Instagran, pois posso escrever mais. Aliás, eu comecei com Twitter, mas tinha pouco espaço para escrever e passei para o blog. Ir para o Instagran seria como retornar ao Twitter, mas com fotos. Prefiro o blog, mesmo que capengando...rs. Tenho muitas postagens para soltar. Vou criar vergonha e mandar ver!
      Um grande abraço e mais uma vez, obrigado por estar sempre por aqui!
      Flavio

      Excluir
  2. OTAVIO BORSATOfevereiro 06, 2020

    Flavio, faço minhas as palavras do Felipe. Sou leitor assíduo do blog (apesar de nunca ter comentado nada), entro diariamente em busca de novas postagens e graças a você e suas postagens consegui ampliar meus conhecimentos e meu leque de vinhos experimentados. Não desista! Mas se você resolver migrar para o Instagram, já terá aqui comigo mais um fiel seguidor.
    Abraços,
    Otávio Borsato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Otávio! Muito obrigado pelas gentis palavras e pela confiança. Eu espero que as dicas tenham sido importantes.
      Eu acabo não resistindo e voltando ao blog. Mas é justamente por causa de pessoas como você e o Felipe, que me prestigiam não apenas com a leitura, mas também, com muita gentileza!
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  3. Olá Flávio, sou Leandro, um fiel leitor seu de alguns anos.
    Tenho 30 anos, e independente dos avanços tecnológicos sempre regressei a sua página, muito por apreciar uma opinião séria e longe de interesses comerciais. Até por eu ser um profissional da área e pela paixão em vinho mesmo, sempre li atentamente cada palavra.
    Você pode migrar para o instagram sem perder sua essência, pois quem fará o feed é você mesmo, ou seja, pode continuar com a mesma marca, inclusive marcando os amigos presentes nas degustações.
    Quanto a comentários, digo por conhecimento, não se prenda a isso como resultado de sucesso. O público brasileiro aprecia mais o caos. Gosta de comentar quando é para críticar, elogios são vagos.
    É isso ai! Te espero no instagram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Leandro!
      Primeiramente, perdão pela demora na resposta. Eu estive viajando esses dias e acessando pouco o computador.
      Muitíssimo obrigado pelos gentis comentários e por estar sempre por aqui no blog. E obrigado também pelas dicas em relação ao Instagran. Eu estou pensando seriamente em começar a utiliza-lo.
      Concordo plenamente com você em relação aos comentários como um indicativo de sucesso. Apesar de que, comparando com outros blogs, o Vinho Bão sempre contou com excelentes comentários e como disse, sempre muito interessantes e construtivos.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  4. Flávio como vai, não comento muito, mas busco sempre aqui no seu blog o melhor entendimento sobre vinhos, vc tem sido minha melhor referência nesse mundo tão fascinante e só tenho a agradecer por tudo que vc me ensinou. Espero que continue nos ajudando, seja nessa plataforma ou em outra. Por fim ainda nutro em mim o desejo de partilhar ao menos uma garrafa com vc algum dia.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Hélio!
      Você é sem dúvida um dos meu leitores mais assíduos. E agradeço muito a confiança de sempre. Fico sempre muito feliz de saber que as coisas que escrevo aqui lhe são úteis. Eu tentarei continuar, e se mudar de plataforma, manterei a todos informados.
      Quanto ao seu desejo de partilhar um vinho, ele é mútuo! E sem dúvida faremos isso um dia! E que não demore, né?
      Um grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  5. Olá Flávio, aqui é o Alexandre. Realmente nunca mais comentei nada, mas continuo acompanhando. Infelizmente muito daquele debate de tempos atrás se foi, parece que as coisas ficaram mais superficiais, mais imagens e menos palavras. Muitos novatos que não se interessam por conhecimento, etc. Bom, espero que você continue com as postagens, seu blog é uma das minhas únicas leituras atuais sobre vinho na internet.

    abraço,

    Alexandre (DF).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Alexandre!

      Muito bom ter notícias suas. E também saber que está sempre por aqui. Na verdade, eu que preciso ser mais constante e postar mais. Tenho muita coisa guardada para colocar no blog. Tenho mesmo é que criar vergonha, sentar no computador e mandar ver! rsrs.
      Concordo com você em relação ao novo comportamento das pessoas, que se prendem mais às imagens que ao texto. Eu gosto de ambos. Acho que um sem o outro fica meio capenga. Certamente, uma imagem pode dizer muita coisa. Mas no caso do vinho, ela é um chamativo para o texto. Bem, eu fico nesse dilema: Parar ou continuar... Já passei por isso algumas vezes. Mas sempre o "continuar" vence...rs. Espero logo colocar novas postagens aqui no blog.
      Muito obrigado pelas palavras e presença constante por aqui.

      Um grande abraço,

      Flavio

      Excluir
  6. Boa tarde, Flavio, sou Edivaldo Londrina Pr. sempre acompanho por aqui suas postagens, e aproveito para elogiar. O arquivo que te acompanha aqui no blog, e fica muito interessante, quando se quer saber uma opinião a respeito de um determinado rotulo, não sei como ficaria no instagran, apesar de não ter,
    Mas o que é certo que estarei sempre acompanhado independente de qual mídia estará.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Edivaldo,
      Perdão pela demora em responder. Estava viajando esses dias.
      Muito obrigado pelos elogios e por ser um leitor assíduo do blog. Eu tentarei manter as postagens e estou pensando em adotar também o Instagran (apesar de achar que o blog permite mais explanações). Se o fizer, vou comunicar. E ficarei muito feliz se continuar acompanhando.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  7. Grande Flavio!
    Não podes esmorecer. É certo que na profusão atual de redes sociais diversas, o blogger acabou perdendo espaço. Mas ainda é o local onde se pode fazer um comentário mais aprofundado.
    Siga firme sem se preocupar com retorno.
    Sabendo, claro, que aqueles fieis seguidores estão sempre por aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Realmente o blogger perdeu espaço. E a interface é um pouco limitada e despende mais tempo. Concordo com você que é onde se pode comentar mais profundamente, mas a dificuldade em postar toma tempo da gente e nos desestimula. Espero que você, um amigo e fiel seguir, passe lá pelo Instagram para ver as postagens. E eu, continuarei a visitar o Vinho, por favor!
      Um grande abraço, meu amigo!
      Flavio

      Excluir
  8. Flavitxo, é mesmo difícil manter uma escrita regular quando se deseja fazer um trabalho honesto e ao mesmo tempo amador (no sentido de "hobby", de "não remunerado", pois enquanto se escreve não se está com a família, e se escreve de final de semana, ou à noite, após um dia de labuta).
    Ao contrário de você, eu sei a resposta. Só não garanto que ela esteja correta (risos!): o caminho continua ser "escrever da maneira que vc gosta". Que seja aqui no blog mesmo, se (como eu) vc tiver aversão às outras "mídias". Já me recomendaram (pessoalmente; de quem lê minhas besteiras e apenas não comenta) mudar para Insta. Nó, ténquis (rs! sic).

    Carlão

    ResponderExcluir
  9. Xiiiii... ainda nada de novo, desde o 'ameaço'....
    Vim aqui checar um negócio. Teje preparado para fortes provocações nos próximos dias...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Flávio. Me lembro que um tempo atrás ( acho q 1 ano ) você estava com esse pensamento em deixar de produzir conteúdo no blog, mas graças a Deus não houve desistência. Realmente seu blog possui muito conteúdo relevante e sua palavras e emoções nos fazem ter aquela viagem ao vinho sem ao menos ter experimentado. Fique firme, porém se decidir ir para o Instagram não deixe de nós avisar. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Gabriel!
      Desculpe a demora em responder. Muito obrigado pelas palavras gentis e por estar sempre aqui no blog. Eu acho que mudarei para o Instagram. Acho que terá mais difusão. Mas deixarei o conteúdo aqui. Meu Instagram é: @flaviohenrisilva
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir