domingo, 2 de fevereiro de 2020

Champagne Piper-Heidsieck Rare Millesime 2002: Para uma data muito especial!

Apesar das célebres frases que justificam a abertura de um Champagne, eu diria que não há data especial para fazê-lo. O simples fato de estar vivo para abrí-lo já é um bom motivo. Mas há datas que merecem um Champagne especial. Este Champagne Piper-Heidsieck Rare Millesime 2002 eu abri com minha amada esposa para celebrar 20 Anos de casamento, completados no último mês de dezembro. Tem que ser mesmo um grande Champagne para celebrar a paciência oriental (mesmo) de minha querida, que está comigo todos esses anos enchendo a minha vida de felicidade! Esse Champa estava guardado para isso. Lembro de tê-lo comprado há alguns anos, em uma loja de Passos, minha terra natal. Olhava os vinhos nas prateleiras e me dei de frente com essa preciosidade.  Namorei, namorei e acabei levando a preciosidade, pensando já em abrí-la em uma data muito especial. E a hora chegou nesse final de 2019.
Desde 1970, apenas 8 safras foram lançadas como Rare Millesime e dizem que apenas 300 garrafas desse 2002 vieram para o Brasil. O rótulo lindo, em forma de coroa e com metal banhado a ouro, já mostram de cara a imponência do danado. Ele foi considerado o Champagne da década (2000-2009) pela Champagne Magazine e Tastinbook, ficando à frente de outras gigantes como a Krug Clos de Mesnil, Cristal,  Dom Perignon e Taittinger Comtes de Champagne. O vinho é elaborado com as uvas Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%), oriundas de um blend de 17 Crus. São 7 anos de envelhecimento nas caves antes de ser comercializado. O Champagne tem uma cor linda, amarelo dourado, e perlage fina e abundante. Ao nariz é dificil relatar sua riqueza. Notas florais, frutas secas, cítricas, manga, ervas, gengibre, brioche, leve mel e toques minerais. Parece exagero isso tudo, mas é um Champagne muito complexo! Em boca, uma explosão de sabores, com notas exóticas e acidez cítrica, vibrante, que lhe aporta enorme frescor. Isso tudo, com uma bela cremosidade, sedosidade e final interminável Um vinho com grande foco e clareza, equilibrado em todos os sentidos. De grande complexidade. Certamente, melhorou na companhia de minha amada e com a celebração. Sem dúvida, uma experiência única! O melhor Champagne que bebi. Aliás, quase toda a garrafa, pois minha esposa bebe apenas uma tacinha e pronto. Perfeita celebração para 20 Anos de muito amor e cumplicidade!







Nenhum comentário:

Postar um comentário