segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TOP 100 2012 DA WINE SPECTATOR: LISTA COMPLETA E ALGUNS COMENTÁRIOS

Bem, depois de revelarem o vinho do ano em 2012, e os outros vinhos que fechavam os TOP 10, saiu a lista completa dos TOP 100 da Wine Spectator (a qual coloco abaixo). Como eu sempre digo, a lista não é sinônimo de verdade. Na minha opinião, ela reflete bastante o gosto americano, e geralmente vem recheada de vinhos potentes e com jeitão internacional. E é claro, muitos vinhos americanos. Mas não podemos ser preconceituosos e é claro que tem muito vinho bão nela.  Há obviamente, muita injustiça, tanto para vinhos que nela figuram, como para ausentes. Mas isso sempre acontecerá. Eu acho divertido, principalmente, se der para comprar umas garrafinhas e conferir se são bons mesmo. O negócio é que, depois que a lista sai, os vinhos geralmente somem...rs. 
Bem, mas e a lista? 
O primeirão é um califoniano (Shafer 2008, feito com Syrah e Petite Sirah). Não sei se pode ser encontrado no Brasil.  
O segundão é um Gigondas 2010, do Chateau de St. Cosme, que mostra o quão boa foi a safra 2010 no Rhone. Eu sempre procurei vinhos desse produtor aqui no Brasil, por ter bom preço e ótimas referências, e nunca encontrei. Uma pena. 
O terceirão foi um Two Hands Bella's Garden 2010. Syrazão australiano poderoso e que deve ser uma criancinha ainda. Eu bebi o 2009, ofertado pelo amigo Tom, e gostei demais! 
O quarto é mais um da grande safra de 2010 no Rhone: Clos des Papes Chateauneuf du Pape 2010. Esse é figurinha carimbada nos Top 10: o 2005 foi o primeirão na lista de 2007, com os mesmos 98 pontos. 
O quinto colocado foi  um Sauternes, o Chateau Guiraud 2009. Outro que sempre está entre os melhores. Esse ano quase comprei uma garrafinha do 2009, mas não consegui. Bem, comprei o 2005, que inclusive teve nota mais alta da WS e foi quarto da lista em 2008 (veja a postagem aqui). É um vinhaço! Um dos melhores brancos de sobremesa que já bebi. Se tiver oportunidade, compre! 
O sexto da lista é um grande Leóville-Barton da soberba safra de 2009; o sétimo o Pinot Noir Shea 2009, do Oregon; O oitavo, outro americano, o californiano Beringer Cabernet Sauvignon Reserve 2009; o nono foi um Brunellão - Que beleza - O Ciacci Piccolomini d'Aragona 2007. Não sei se é o Vigna di Pianrosso, mas deve ser bão também! E para finalizar os top 10, um sulamericano, o argentino Achaval Ferrer Finca Bella Vista 2010. Eu bebi o 2008, também ofertado pelo confrade Tom, que estava uma beleza, mas novinho, novinho... Essse 2010 deve ser um bebê. 
Bem, e a lista dos top 100 continua... Vejam abaixo a lista, que está bem diversa. Os nossos hermanos argentinos não aparecem bem nessa lista de 2012 (com exceção do Achaval Bella Vista, que foi o décimo e do 51, Norton Reserva 2010). Os hermanos chilenos levaram boa colocação com o Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon 2010 (68), o Marques de Casa Concha Chardonnay 2010 (87) e o Primus 2009, da Veramonte (número 95 e grande preço!).
Mudando para a península ibérica, o Beronia Gran Reserva 2004, ótimo vinho com bom preço, ficou em 61. Outro espanhol, o Pétalos de Bierzo 2010 manteve a tradição de sempre estar entre os Top nos últimos ano. Alí do lado, em Portugal, outra figurinha carimbada entre os Tops, o Quinta do Vallado Touriga Nacional 2009, que foi o número 13. Esse bebi alguns meses atrás e realmente é muito bom (clique aqui)!
Os italianos estão bem representados: O grandioso Flaccianello de la Pieve 2009 ficou em 25.
Os franceses também estão bem na fita e os exemplos são muitos. Eu destaco o Cotes du Roussillon Bila-Haut 2010, de Chapoutier e o Vouvray Guy Saget Marie de Beauregard 2010, de ótimos preço e qualidade. Bem, a lista é grande. Divirtam-se! 


6 comentários:

  1. Flávio,
    Algumas figurinhas fáceis, coisa que vem se repetindo a todo ano, uma lista interminável de vinhos americanos, ou seja, mais do mesmo.
    Um ponto positivo: gostei de ver que muitos vinhos com preço sugerido até US$ 30,00 estão disponíveis no Brasil, talvez mais que nas edições anteriores.
    E agora, o que falta pra vc provar o Veramonte Primus? Olha que ainda tem o 2007 à venda, logo vai acabar, rs.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vitor, também achei "mais do mesmo". Poucas surpresas e os americanos dominando totalmente. Eu esperava mais Rhone 2010, que surgiu, com o Clos des Papes, mas é pouco. Os portugueses também não figuraram bem. Mas como você menciounou, legal ver vinhos com bom preço e disponíveis no Brasil.
      Vou encomendar logo o Primus...rs. Antes de acabarem com ele. Quero pegar também o Sauvignon Blanc da Veramonte, que dizem ser muito bom também. Aliás, também senti falta de SB chilenos na lista.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Curioso... nenhum da Orin Swift este ano (rs), ou passei reto por ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem uma tonelada de americanos...rsrs. Eles têm um acordo... Tem que revezar.
      abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Caro Flavio, tudo bem ?
    Aqui na Via Vini recebemos os vinhos do produtor Saint Cosme.
    O Gigondas disponivel é o 2011 por R$ 182,00.
    Outro que merece destaque é o Chateauneaf du Pape com 99 pontos.
    Mas informações, me procure! leandro.campos@viavini-vinhos.com.br
    11 9 7272-5463
    abs
    Leandro Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Leandro! E você? Bom saber que estão trabalhando com a St. Cosme. Eu tenho curiosidade para conhecer os vinhos deles. Entrarei em contato.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir