domingo, 6 de dezembro de 2015

O Vinho Bão mudará um pouco...

Caros leitores. Como devem ter notado, tenho postado de forma irregular aqui no blog. As causas são várias. Uma delas é representada pela "carinha" que coloco na postagem: Cansaço! Cansaço não apenas físico, mas mental. Mas é também cansaço dos blogs de vinho. Não aguento mais ler tanta besteira. Estou de "sapato cheio" de ler coisas repetidas, copiadas, erradas, equivocadas e tantos outros "adas". Não aguento mais ver gente bebendo geléia com chips de madeira e dizendo que é o melhor vinho do mundo. Não suporto mais ver gente escrevendo sobre "microorganismos" (atualmente o correto é micro-organismos) sem saber a diferença entre uma barata e um elefante. Escrever sobre leveduras sem saber o que as diferem de bactérias. Gente falando sobre fermentação sem saber o que é um açúcar. Outros, escrevendo sobre transgênicos sem conhecimento de causa. Tem gente tentando ser biólogo ou bioquímico sem formação para tal. Não dá! Encheu! 
Também estou cansado de ver propaganda embutida e postagens maquiadas. Vocês já ouviram falar de "Salame Science"? É quando pesquisadores publicam vários artigos científicos com resultados que poderiam ser reunidos em um único artigo mais consistente e de melhor qualidade. Sabe por que fazem isso? Para ter mais publicações. Nos blogs de vinhos acontece coisa similar. Blogueiros vão a um evento, bebem uns fundinhos de taça e têm material para publicar o ano inteiro! Uma noitada com amigos, com algumas garrafas, geram inúmeras postagens. Sem contar que cada blogueiro participante da noitada (ou evento) escreve um artigo. Ou seja, como rende! Eu não tenho nada a ver com isso. Cada um faz o que quer. Só não preciso concordar.
Por outro lado, também estou cansado de escrever sobre alguns vinhos que se repetem. Ou seja, aqueles internacionais, todos iguais. Resolvi então que vou postar (ou comentar com mais carinho) sobre vinhos que me agradam mais. Mesmo nas degustações de nossa confraria, onde rolam muitas garrafas, posso até colocar a foto, mas me permitirei passar "reto" por vinhos que não me surpreendem ou são repetidos. Isso, independente se são os chamados "ícones"... Alguns amigos me dizem que eu deveria falar mal dos vinhos que não considero bons, para funcionar como alerta. Não vou fazer isso, principalmente se forem de produtores menores. Não é o intuito do blog. Posso até fazer uma pequena crítica, mas nada além disso. Então, se eu não me aprofundar no vinho, já sabem o que achei dele. Por fim, meus textos serão mais curtos, como está meu tempo...rs.
É isso!

12 comentários:

  1. Falou tudo Flávio, eu também perdi completamente o interesse por acompanhar blogs de vinhos, etc. Só leio o seu, e vez ou outra alguns blogs portugueses. O seu vou acompanhar sempre, enquanto você tiver fôlego.

    Realmente é impressionante como esses blogueiros estacionaram na comodidade, e não foram pra frente. Sempre o mesmo blá blá blá.

    grande abraço,

    Alexandre (DF).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!

      Pois é meu amigo... Tá dificil o negócio, né? Eu passo o olho pelos títulos das postagens e raramente dá vontade de abrir. Fico atrás de blogs que falem de algum vinho novo, alguma dica, e são muito poucos. A isenção então, cada vez mais difícil. Eu também sempre visito os blogs portugueses. Talvez isso até influencie meu gosto pelos vinhos lusitanos...rs. Mas eu continuarei postando. Sempre é bom dividir com os amigos a alegria de curtir um bom vinho. E como escrevi ao Felipe, do outro comentário, sempre me gabo de ter excelentes leitores, que apreciam bons vinhos e justificam a continuidade do blog. Vamos em frente! Muito obrigado por estar sempre por aqui.

      Um grande abraço meu amigo! Espero que aprecie ótimos vinhos nesse final de ano.

      Flavio

      Excluir
  2. Parabéns pela postura Flávio. O seu blog é um dos poucos que acesso com frequência, pois sei que as informações postadas são isentas. Concorda ou não faz parte de qualquer interação entre pessoas e não poderia ser diferente nesse mundo dos vinhos, mas posso dizer que todas as dicas foram valiosas. Só para citar um exemplo, o melhor branco que já tomei foi uma dica sua. Um Gravonia 2003. Confesso que nunca provei um Chablis Grand Cru ou Top da Borgonha por não poder investir tanto assim em garrafas de vinho. E é justamente por isso que o seu blog se tornou leitura constante para mim, pois você comenta sobre vinhos das mais diversas faixas de preço e assim posso buscar a melhor qualidade possível para o dinheiro que posso gastar. Ser enófilo no Brasil é complicado em razão dos preços cobrados e da falta de informação. Ou seja, aqui o enófilo precisa sempre buscar informação, comparar preços, etc. Do contrário, é grande a chance de pagar valor maior que o compatível por uma garrafa de vinho. E blogs como o seu auxiliam muito nessa tarefa nossa. Espero que você continue nessa empreitada e ganhe cada vez mais reconhecimento.

    Abraço.
    Ass. Felipe Pacheco de Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Felipe,

      Muito obrigado pelo comentário e pelo apoio. Uma coisa que me gabo é ter excelentes leitores no blog! E por isso o mantenho. Fico muito feliz quando alguém diz que, por recomendação minha, bebeu um vinho e gostou. E você disse tudo. A gente tem que ficar garimpando preços e qualidade no Brasil. E nem sempre são isentas as opiniões publicadas em muitos blogs. Na verdade, hoje são raros os que são isentos. É claro que existem, mas são poucos. Eu continuarei postando sobre os vinhos que aprecio. Acho legal dividir a experiência com os amigos.

      Um grande abraço e obrigado por ser sempre prestigiado com a sua visita e comentários.

      Flavio

      Excluir
    2. Flávio, eu que tenho a agradecer pela sua boa vontade. Sei que seu blog não tem finalidade lucrativa. Trata-se simplesmente de um amante de vinhos buscando passar informações para outros amantes de vinhos. E é nisso que está o maior valor das suas postagens. Blogueiro já virou profissão há algum tempo e é nesses que vejo uma certa falta de isenção. Se não me engano, como você possui uma carreira como professor universitário, realmente trata as postagens não apenas com isenção, mas também com didática.

      Quanto ao Gravonia 2003, acho que vale a pena compartilhar uma pouco da experiência. Eu o comprei para celebrar 12 anos de namoro que completei esse ano, sendo que já sou casado há 5. Ou seja, o próprio ano da safra já seria representativo, já que iniciamos o namoro em 2003. E o vinho, pelo qual paguei menos de 200 reais, nós proporcional muito prazer, sem igual com qualquer branco que já tomamos. Se não fosse sua dica, obtida por meio do seu blog, tenho certeza que teria perdido muito nessa comemoração.

      Inclusive espero um dia poder compartilhar alguma garrafa com você em agradecimento.

      Excluir
    3. Caro Felipe,
      Muito obrigado pelo gentil comentário. Está mesmo difícil encontrar blogs isentos, infelizmente. A gente vai cruzando os dados e vê que há uma ligação entre as partes. E aí fica complicado acreditarmos no que escrevem. Como você disse, virou profissão. Eu até não condeno a escolha, mas que acho dificil a pessoa falar mal de quem a financia, isso acho...rs.
      Que ótimo que o Gravonia 2003 foi o escolhido para celebrar um momento tão especial para vocês. Ótima escolha! E fico feliz que a dica tenha sido do "Vinhobão"! O bom é que, sendo longevo, o Gravonia (ou qualquer outro Tondonia) inspira longevidade. Que vocês possam celebrar sempre com um vinhão desses... Se vale uma outra dica, mas agora tinto, e de 2003: El Vinculo Paraje La Golosa Gran Reserva 2003, de Alejandro Fernandez (Pesquera). O preço dele, infelizmente, subiu demais com aumento do dólar etc. Mas é um super vinho! E considerando a importância da data, vale a pena. Aliás, o Gravonia também subiu bastante, né? Uma pena.

      Espero mesmo que um dia possamos compartilhar uma boa garrafa e celebrar a vida! Quando for a Brasilia, dou um alô.

      Abraços,

      Flavio

      Excluir
  3. Só para concluir, meu amigo, tenho outro vinho que comprei por indicação sua, mas ainda não abri. Trata-se de um Mouchão 2009. Estou dando um pouco mais de tempo a ele para evitar um infanticídio. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Mouchão é um dos meus vinhos preferidos! E tempos atrás, em uma degustação em Campinas, uma pessoa da própria vinícola me disse para não perder o 2009, que estava sensacional!
      Abraço,
      Flavio

      Excluir
  4. Grande Flavio!
    Com essa profusão de informações, não há dúvida, temos que selecionar.
    Teu blog está selecionado entre os meus favoritos, sabes disso.
    Então, respira fundo, abre um vinho bão e relaxa, mas não deixa de postar aqui (rs).
    Abraço!
    PS: e esse aumento do preço dos vinhos só vai fazer a coisa piorar. Dólar, majoração de tributos e tem vinho que subiu 100%. Que coisa.
    Desse jeito, a turma do "bico livre e sem noção" não vai acabar nunca (rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Como vai, meu amigo?
      Sem dúvida sei que o Vinho Bão está entre os seus favoritos. Assim como o Vinho por Favor, um dos poucos isentos, também está na minha lista diária d leitura. Eu continuarei postando, mas naqueles termos: Mais light, selecionando...rs.
      Rapaz, quanto ao aumento de preços, incrível, não? Tem alguns (muitos) que ficaram nas alturas! A turma do bico livre e sem noção (muito boa!) vai aumentar, pelo jeito...rs. Mas acredito que a qualidade das bocas-livres vai diminuir, pois duvido que aqueles que as proporcionam aguentem com o preço do mercado. Agora vai ser só coisa mais simples...rs.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  5. Falando de blog ruim, e o "blog mais pessoal do mundo"? Aquele em que todas as postagens começam com "Pessoal!!" Mas pelo jeito é isso que o povão gosta de ler... pelo menos se os dados de marketing pessoal que ele posta são pelo menos reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o negócio tá difícil! rsrs. Tem ainda a turma dos não sei lá quantos acessos, do blog mais visitado do universo, os que ficam felizes de terem ficado entre os mais vistos do enoblogs, de terem sido eleitos os blogs mais visitados do Brasil etc. A autopromoção rola solta...rs. Quando o Vinho Bão, há alguns anos, atingiu 200 mil acessos, até fiz uma postagem citando o fato etc. Mas depois, vi que era uma grande besteira e parei (ainda bem...rs). O que vale mesmo são as pessoas que visitam o blog e seus comentários, e nisso, sou bem servido!
      Abs,
      Flavio

      Excluir