domingo, 13 de novembro de 2016

Quinta das Bágeiras Garrafeira 2009: Bairradino clássico, de primeira!

Eu não gosto de dizer que tal vinho "não é para principiante" etc. Acho prepotência. Prefiro dizer que alguns vinhos são para paladares mais experimentados, ou que não são para amantes dos vinhos fáceis de beber, como a maioria do novo mundo. Os da Bairrada são assim. Não são vinhos internacionais. Pelo contrário. São característicos da região e têm identidade. No caso dos tintos, em que a Baga impera, trazem um toque vegetal característico, e que algumas pessoas estranham. Eu, já gosto muito. São vinhos gastronômicos, que crescem muito acompanhando comida. Esbanjam acidez e taninos. É o caso deste Quinta das Bágeiras Garrafeira 2009. O vinho é feito com uvas de vinhedos centenárias, sob a batuta do proprietário e enólogo da vinícola, Mário Sérgio Alves Nuno. Ele contém 80% Baga e 20% Touriga Nacional. Durante a produção, o vinho sofre inúmeras trasfegas para não recorrer aos processos de colagem e filtração. É um vinho de cor escura, intransponível. Os aromas são bastante complexos, com notas florais, de mirtilo e amoras, em meio a notas vegetais, de ervas, cacau, fumo de corda e especiarias. Em boca é amplo, austero, com ótima acidez, taninos firmes e final muito longo. Aquele toque de ervas está lá, presente. O vinho é ótimo acompanhamento para comida, como supracitado. No entanto, é importante deixá-lo respirar. Sugiro ir acompanhando sua evolução. Certamente, este de 2009 teria ainda muitos anos pela frente. Entretanto, eu resolvi abri-lo, pois vi um sinal de vazamento por baixo da cápsula e fiquei com medo de perder. Mas nada... O vinho estava em perfeitas (e excelentes) condições. Mas vai saber se estaria daqui a uns tempos, né? Então, vale a máxima: Melhor um ano antes, que um dia depois! Eu fui bebendo aos poucos, e o vinho não perdeu a qualidade ao longo de dias. Pelo contrário, foi ficando mais macio. Qualidade de vinho bão!
Comprei o danado na Wine me Up, que infelizmente, encerrou suas atividades. Os Bágeiras são importados pela Premium Wines.


2 comentários:

  1. Há um ano bebi esse vinho, mas da safra 2006, achei espetacular exatamente por essas características que você descreveu meu caro, mas infelizmente ninguém na confraria gostou do vinho, preferiram o Altas Quintas 2005 que bebemos no mesmo dia. Sempre aprendo com você, sendo com suas explicações ou em confiar mais nas minhas percepções. É a terceira vez que postas sobre um vinho que tb bebi e as impressões foram as mesmas... grande abraço, obrigado por seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Bom saber que também gostou muito do Bágeiras Garrafeira. Te confesso que nem levei para minha confraria, pois acredito que o resultado seria similar ao que você teve com a sua. Aliás, um dia abri um Sidónio de Sousa Garrafeira 2000, sensacional, que não fez muito sucesso. Um Altas Quintas sem dúvida faria mais, visto que é mais consensual. Eu continuo gostando do jeitão menos consensual dos bairradinos! Bom saber que você também!
      E eu que agradeço a visita e comentários de sempre, meu amigo.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir