terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Apaltagua Grial 2008: Carménère do andar de cima

Gosto dos vinhos da chilena Apaltagua. O Signature, por exemplo, é muito bom. Este Apaltagua Grial 2008 é um vinho top da vinícola. É feito com vinhas de mais de 60 anos e matura por 12 meses em barricas novas de carvalho francês. Tem aromas de ameixas, amoras, café, tostado e terrosos. A pirazina, está lá, claro... Mas não é exagerada. Em boca é denso, mais seco que muitos conterrâneos, boa acidez e taninos firmes. Tem ótima estrutura para escoltar uma boa carne na brasa com aquela dose carregada de gordura. Gostei do vinho, ainda que a Carménère não seja minha uva predileta. Para mim, mesmo depois de beber o famoso (e caro) Carmin de Peumo, ainda considero o Microterroir e o El Incidente os melhores vinhos feitos com a casta, por não serem carregados de pirazina. Este Grial bate fácil de frente com o Terrunyo. Mas seu lado mais seco, frescor e taninos firmes me agradam mais.

4 comentários:

  1. Bom dia Flavio!
    Que beleza esse carmenere
    Esta semana tomei um tierras moradas 2010, da san pedro e estava uma beleza. Sem aquelas notas agressivas de pimentão, mas com bastante fruta,ameixa, chocolate e um leve torrado e um final de boca interminavel.
    achei bem legal.
    e o bota fora da world wine? conseguiu algo bom? Hora que consegui contato tudo que eu queria ja tinha acabado kkkkk
    tem noticias de outras promocoes agora no começo de 2017?
    grato e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato,
      Eu apenas provei o Tierras Moradas tempos atrás em uma degustação da Worldwine, quando eles ainda eram os representantes da San Pedro. Gostei dele também.
      Então, comprei pouco do bota-fora da WW: Carm Reserva 2011, Garzon Reserva Tannat e Vivanco Reserva 2008. Ia compra Raiza 2010, mas acabei ganhando de presente.
      As promoções ainda estão devagar, né? Não vi muita coisa interessante além desta da WW, por enquanto.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. O carm reserva 2011 está uma beleza e o tannat reserva da garzon é um vinho bastante potente e alcoolico.
    Precisa de um tempo na taça e do acompanhamento com uma boa carne pra acalma-lo.
    o Vivanco e o Raiza achei interessantes tambem, porém o frete para onde moro torna inviavel a compra kkkkkkk
    abraços e aguardo as promoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Logo abrirei uma garrafa do Carm. Aliás, ainda tenho uma do ótimo 2007. O Garzon está novo, acho que vou deixar descansar um pouco. E mandar ver com uma costela...rs.
      Esse negócio do frete é difícil. Está cada vez mais caro. Sempre fico de olho em uns vinhos de lojas lá no Sul, mas o preço do danado do frete é alto. Mas de vez em quando dá para escapar.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir