terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Falernia Pedro Ximenez 2013: Experimente!

A uva Pedro Ximenez é muito mais conhecida pelos vinhos Jerez de sobremesa. Mas a vinícola chilena Falernia produz este branco com a casta. O vinho é fermentado em tanques de inox e permanece por 4 meses com as borras, com battonage semanal. Levei este Falernia Pedro Ximenez 2013 embrulhado para beber com amigos e a aprovação foi geral. A maioria pensou se tratar de um Riesling. O vinho tem cor amarela, bem clarinha. Ao nariz mostra notas florais e cítricas (lima e limão), em um fundo mineral que remetia a vinhos feitos com a Riesling (mas sem aquelas notas fortes de petróleo). Em boca, destacava-se pela ótima acidez, que lhe aportava muito frescor, e mineralidade. O final é mineral e com leve toque herbáceo. É um vinho refrescante, para bebericar ou acompanhar queijo de cabra. Acho que também escoltaria ostras frescas. Muito bom! Vale a pena experimentar. Mesmo por que, tem bom preço.

2 comentários:

  1. Flavio,
    Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo e desejar-lhe, bem como à família e a todos os leitores do blog, um ótimo 2017!
    E que os bons vinhos não nos abandonem jamais!
    Saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo Alexandre! Desejo o mesmo a você e família! Que 2017 seja um ano cheio de saúde e paz! Os vinhos, a gente corre atrás!
      Saúde!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir