sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Clos des Andes 2006



Hoje eu e meu amigo João Paulo matamos um Clos des Andes 2006 comprado no bota-fora da World Wine. O vinho é da Bodega Poesia, empreendimento da família Garcin-Lévêque que produz os Grands Crus de Bordeaux Clos l’Église, Château Branon, Château Barde-Haut e Château Haut-Bergey. Os vinhos são elaborados de forma orgânica, a partir de uvas provenientes de um vinhedo pequeno, de 13 hectares, de vinhas antigas cultivadas a uma altitude de 900 metros em Luján de Cuyo. São uvas cultivadas em pé-franco (sem enxerto). A Bodega tem consultoria do onipresente Michel Rolland. O Clos des Andes 2006 maturou 16 meses em barris de carvalho Francês. Isso lhe aporta complexidade e muitas notas de especiarias. Fica evidente a noz-moscada. Há ainda um tostado na medida, bem agradável. Diferentemente de outros Malbecs, as notas de ameixa não são predominantes. Há notas de framboesa e amora. É um vinho potente, mas bem estruturado. É diferente de outros Malbecs, mais internacionais. A começar pela cor, que não é tão violeta, e sim, um rubi bem vivo e limpido. Aliás, o vinho parece um misto de Malbec argentino e de Cahors. As lágrimas são espaçadas e grossas, mas o vinho não mancha a taça (nem os dentes...). Tem boa acidez, o que o torna um excelente acompanhamento para comida (de preferência um churrasco). Mas foi bem com o Queijo da Serra Valmadeiros. Tanto eu como o João Paulo achamos o vinho um pouco alcoólico. A decantação é necessária, ou então, abrir, tomar um pouquinho e deixar a garrafa aberta por um bom tempo. Acho que com uns dois anos de adega vai ficar redondo. Por R$49,90 no bota-fora World Wine é uma pechincha.

4 comentários:

  1. É isso aí Flávio, já fazendo a primeira vítima do Bota-Fora. Os meus ainda estão aguardando frete para Brasília.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Eugênio: Já comecei o abate! Quando você receber os seus manda ver e coloca no Decantando a Vida prá gente saber como estão. E espero que estejam ótimos.
    Abraços, Flávio

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Obrigado pela escolha do Queijo Valmadeiros, acredito que ficou satisfeito! Aproveito para o convidar a conhecer os nossos restantes produtos disponíveis no Brasil: Serra do Alvelhe Reserva (Queijo de Mistura), Côvo Reserva (Queijo de Cabra) e Ponte Nova (Queijo de Vaca, além do tradicional Serra de Valmadeiros!
    Também pode conhecer mais sobre a nossa empresa em www.indulac.pt

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Mário,

    Boa tarde!

    Muito obrigado por sua visita ao blog e comentário. Espero que nos dê o prazer da visita mais vezes. Sem dúvida ficamos muito satisfeitos com o queijo. E vamos sim buscar os outros queijos que você mencionou. Somos apreciadores fiéis da culinária e produtos portugueses, incluindo queijos e vinhos!

    Um grande abraço,

    Flavio

    ResponderExcluir