sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Canepa Finisimo CS, Valentim Malbec, Castell de Falset, Crasto Reserva e Porta

Ontem a reunião da confraria foi muito boa. Iniciamos com um Canepa Finisimo Cabernet Sauvignon 2008, que levei. É um dos vinhos do mês passado do Club Wine, da Wine (da qual empresto a figura). A vinicola Canepa é administrada desde 2007 pela gigante Concha y Toro, e dizem que de lá para cá tem melhorado a qualidade de seus vinhos. Este Cabernet Sauvignon tem uma pitadinha (15%) de Syrah, que inclusive, depois de algum tempo na taça, lhe aporta um toque de especiarias bem gostoso. O vinho é bem aromático, com notas de ameixa (fruta fresca, não compota), mentol, baunilha e chocolate. Na boca é de meio corpo, redondo, e com taninos que aparecem, mas devem arredondar com um aninho de garrafa. João Paulo e eu gostamos do vinho, que tem bom custo benefício.
O vinho seguinte foi levado pelo Paulão, que já havia levado um igual há algum tempo atrás. É um Valentim Malbec 2004, do Club des Sommeliers. Não confudam: Não é aquele famoso Don Valentin lacrado, de rótulo amarelo, vendido amplamente no Brasil. Este Valentim foi lançado em 2008 para celebrar os 60 anos do Grupo Pão de Açúcar, e seu nome é em homenagem ao fundador do grupo, o Sr. Valentim dos Santos Diniz. Foram feitas apenas 3.000 garrafas do vinho, utilizando videiras antigas, selecionadas, dos arredores de Mendoza, de mais de 50 anos de idade. Foi elaborado pela Peñaflor. É um vinho gostoso, agradável, com bom nariz (tabaco e ameixa) e bem redondo na boca. Já chegou em sua maturidade.
O amigo Rodrigo levou um vinho que já é figura carimbada em nossa confraria, o Crasto Reserva Vinhas Velhas 2007. Já comentei aqui no blog sobre este vinho, que é uma delicia, com notas de cereja, ameixa, café com leite, dentre outras. Tiro certo!
O João Paulo chegou novamente um pouco atrasado, mas foi. E levou um vinho que todos gostamos muito, que é o Castell de Falset 2003. Havíamos bebido alguns exemplares do 2001 tempos atrás, que também agradou muito. O vinho, espanhol da região de MontSant, é feito com vinhas de mais de 90 anos de idade. Leva Garnacha Tinta, Cabernet Sauvignon, Cariñena, Tempranillo e Syrah. Tem um aroma muito gostoso, com notas tostadas, de berries maduras e alcaçuz. A madeira aparece, mas muito bem integrada. Na boca é amplo e com personalidade. Um vinho muito bom.
A noite foi finalizada com um chileno Casa Porta Merlot Gran Reserva 2006, da Bodegas Córpora, levado pelo amigo Tom. É um vinho maduro e de estilo internacional. A madeira aparece bastante. Acho que deve acompanhar bem uma boa massa com molho vermelho, mais forte. O pessoal não gostou muito... Mas acho que foi porque ele havia sido precedido por vinhos mais redondos.

2 comentários:

  1. Ouvi falar maravilhas desse valentin Malbec. Não estou encontrando mais. Belo Blog parabéns. Abs, rômulo Lôbo.
    www.golesedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Rômulo,
    Obrigado pela visita e pelo comentário. Verei com meu amigo que levou se ele sabe onde encontrar o Valentim. Acabei de visitar seu blog e também gostei. Parabéns! Tomei a liberdade de inclui-lo na minha lista de links.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir