sábado, 19 de fevereiro de 2011

Domaine Cazes Muscat de Rivesaltes 2005

Depois de um bom almoço, nada melhor que uma sobremesa acompanhada de um bom vinho doce. Eu sou fã incondicional de vinhos de sobremesa. O Muscat de Rivesaltes é um dos mais tradicionais vinhos de sobremesa franceses. Este, do ano de 2005, foi feito pelo Domaine Cazes,  em Languedoc-Roussillon, região sul da França. Esta vinicola foi criada por Michel Cazes, no início do século 20, o qual utiliza de métodos biodinâmicos para produção de seus vinhos. Este Muscat de Rivesaltes é produzido com 50% Muscat d'Alexandrie e 50% Muscat à Petit Grains. A fermentação é interrompida por adição de aguardente vínica, e o vinho tem 15% de álcool, muito bem integrado. É um vinho rico, muito vivo, com boa acidez, notas cítricas e de pera e damasco. Uma boa pedida para tortas de pêssego e sobremesas cremosas contendo baunilha. Nós apreciamos com uma torta recheada com chocolate branco e pedaços pequenos de morango, mas ele deve ser bom parceiro para um Créme Brullé. Dizem que é parceiro ideal para Foie Gras. Atualmente os vinhos do Domaine Cazes são comercializados pela Mistral.

6 comentários:

  1. Está 75% de desconto na Expand (375 ml). Outros vinhos com desconto, da mesma vinícola, são:

    CAZES/VINHO-DOMAINE-CAZES-RIVESALTES-GRENAT-TINTO-375ML

    CAZES/VINHO-DOMAINE-CAZES-LE-CANON-MARECHAL-SYRAH-TINTO-750ML

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano,
    Eu comprei o Muscat nesta última promoção da Expand. Realmente o preço tá muito bom. Pode comprar que é gostoso o danado. Eu acabei não comprando estes outros que você sugere. Será que eles ainda tem?
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Foi uma grande coincidência esse seu post, pois eu comprei esses outros dois hoje, na Expand do Shopping Vila Olympia. Nunca bebi nenhum Grenat, então comprei para provar. E o Le Canon du Marechal está bem avaliado na wine Spectator.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano,
    Depois você me fala o que achou dos vinhos. Espero que sejam bons.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavio,
    Achei o Cazes Domaine Le Canon du Marechal um vinho leve e bem equilibrado na relação acidez/álcool. Os aromas lembram frutas vermelhas, mas nada muito nítido para mim. Juro que ao abrir o vinho me veio a mente o cheiro de genipapo maduro. É o melhor Merlot/shiraz que que bebi pelo preço de R$20,40. Ainda tem na expand, pela internet.
    Abraços,
    Luciano

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Genipapo maduro colhido pelas freiras anãs do Tibet? rsrs...
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir