quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Luigi Bosca, De Sangre!

No ano passado, no Decanter Wine Show 2010 (veja artigos aqui no blog) pude experimentar o vinho De Sangre, da bodega Luigi Bosca. Fiquei muito bem impressionado com o vinho, que ainda não tinha sido lançado no Brasil. Ontem, pude apreciá-lo mais tranquilamente, egoisticamente, com uma garrafa só prá mim, da safra de 2008... O nome não vem da cor, e sim, para expressar que o vinho veio de dentro, do sangue, dos produtores. É um vinho de cor grenat muito intensa. É feito com uvas de vinhedos de altitude, selecionados, sendo 70% Cabernet Sauvignon, 15% Merlot e 15% Syrah. Apesar do corte, não espere nada de bordeaux. É vinho Argentino, com alma própria e que não quer copiar ninguém. No nariz é frutado, com notas de cereja, cassis e ameixa fresca. Os 14 meses de carvalho (70% Francês e 30% Americano) lhe aportam complexidade, com notas herbáceas, de baunilha e leves de côco queimado. Depois de um tempo na taça surgem notas de alcaçuz e sutis de pimenta-do-reino, que gosto muito quando são na medida. Na boca é intenso, com final duradouro. É um vinho em que tudo está muito bem integrado. Estava perfeito com picanha de cordeiro. O produtor sugere até 15 anos de guarda para o vinho. Já está bom agora, mas acredito que deve melhorar daqui a alguns anos. É um vinho elegante, que tem bom preço e muito boa qualidade, daqueles que sempre pedem uma taça a mais. É importado pela Decanter, e adquiri no Empório Basílico, de Araraquara.

8 comentários:

  1. Flávio parabéns pelo Blog !

    Os vinhos da Família Arizu são para mim sempre muito bem feitos, desde a linha La Linda ao Ícono ( Top da casa que é espetacular ! )

    E o De Sangre vem para comprovar a consistência do Produtor.

    Grande Abraço.
    Rodrigo Carvalho
    Empório Basílico - Araraquara - SP

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo,
    Obrigado pela visita e pelo elogio. Seja sempre bem-vindo! Também acho os vinhos da Familia Arizu muito bem feitos. O Icono apenas experimentei no Decanter Wine Show, e adorei. Um grande vino! Mas quero um dia ter o prazer de apreciar com calma uma garrafa...
    Um grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flávio no Decanter Wine Show tinha tanto vinho bom que tem sempre alguns que escapam, esse foi deles. Vou procurá-lo agora que está disponível no Brasil.

    Um abraço,

    Eugênio

    ResponderExcluir
  4. Verdade Eugênio! Tinha muito "vinhobão" no evento. Tomara que no próximo seja igual. Espero que você goste do De Sangre.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Uai sô, vinhobão é cunóis memo! Abri uma garrafa deste vinho hoje e caí na internet prá procurar umas opiniões e não é que me deparo com seu blog. Sou de Passos também e estou começando a aprender um pouco sobre vinho. Posso dizer que gostei do vinho e que percebo algumas características dentre as que vicê descreveu. Outras ainda nem consigo perceber que existem mas um dia eu ainda chego lá. Agora que conheci o blog, prometo que vou dar uma boa lida nos demais posts, parabéns pelo seu trabalho. Um abraço do seu conterrâneo. Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Rodrigo!
    Que bom ter um conterrâneo Passense visitando e comentando no "Vinhobão"! Espero que faça isso sempre. O Luigi Bosca De Sangre é um vinho que me agradou muito. Pode ser que agora, algum tempo depois, esteja melhor ainda. Quanto a perceber as nuances do vinho, é questão de treino e "litragem". Com o tempo você ficará craque. Tente, junto com alguém, degustar às cegas. É muito legal. Mas não se preocupe muito com isso. O que vale é gostar ou não do danado.
    Um grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos. Estou degustando um De Sangre 2010 e estou gostando muito do vinho. É bem complexo e tem boa acidez, porém, já faz algum tempo que tenho uma impressão sobre os vinhos da Luigi Bosca: acho que eles precisam de tempo em garrafa. Em 2011 fui à Mendoza e comprei algumas garrafas do Luigi Bosca Reserva na vinícola, e logo que cheguei tomei um Malbec 2009. Estava bom, mas me pareceu um pouco desequilibrado ainda. Resolvi guardar a outra "botella" e abri quase 2 anos depois, e me pareceu um vinho totalmente diferente, muito melhor. Esse De Sangre 2010, tenho a impressão que seria melhor te-lo aberto daqui uns 2-3, quem sabe 5 anos. Em Buenos Aires é muito comum ver nas adegas vinhos Luigi Bosca Reserva com 5-10 anos de idade nas prateleiras, e geralmente a preços mais altos do que os mais jovens, e isso reforçou esta minha suspeita. O mesmo ocorre com os vinhos da Casa Silva, do Chile. Me parece que eles também precisam de algum tempo em garrafa pra demonstrarem todo seu potencial. Gostaria da opinião dos amigos sobre isso. Grande abraço e saúde à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Aldo!
      Muito obrigado pela visita e comentário muito providencial. Estou com uma garrafa deste 2010 que ganhei de presente de um amigo e minha intenção era mesmo guardar por mais uns 2 anos. Com suas impressões, fica decretada a estadia dela na adega por mais um tempo...rs. Após beber o 2008 fiquei também com a impressão de que ele ganharia muito com o tempo. Concordo plenamente com você em relação aos vinhos da Luigi Bosca. Novos eles são densos, nervosos. Mas depois de um tempo, amaciam e ganham muita elegância. Os Casa Silva ainda não bebi mais evoluídos, mas eles também têm este lado nervoso quando jovens. Farei o teste.
      Ah, e boa degustação do De Sangre 2010!
      Um grande abraço e volte sempre ao Vinhobão!
      Flavio

      Excluir