sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Poesia 2002 - 9 anos, mas com jovialidade

Ontem levei um Poesia 2002 para apreciar com os amigos da Confraria do Ciao. Eu estava curioso para saber como o vinho se comportou nestes 9 anos. Bem, a safra de 2002 todos sabem que foi a grande safra Argentina, e vinhos deste ano,  principalmente aqueles mais elaborados, são mais longevos que os de outras safras. A Bodega Poesia é a mesma que produz o Clos des Andes, já comentado aqui no blog, e é propriedade da familia Garcin-Lévêque, que produz os Grands Crus de Bordeaux Clos l’Église, Château Branon, Château Barde-Haut e Château Haut-Bergey. O Poesia é seu vinho top na Argentina, e é feito com as uvas Malbec (60%) e Cabernet Sauvignon (40%). Em relação ao irmão menor, Clos des Andes, ganha em potência, elegância e complexidade. O vinho libera aromas envolventes logo ao ser servido. Possui notas de café, ameixa, groselha e cassis, tudo bem integrado com um tostado bem gostoso. Na boca é suculento, e os taninos são elegantes e bem arredondados pelo tempo. Mas o bom é que o vinho ainda pode ser guardado em adega sem nenhum problema. O pessoal, tomando às cegas, pensou que fosse um 2005-2006. É um vinho muito requintado, com toque Francês e para competir com os melhores argentinos. É companhia certeira para uma boa carne vermelha ao estilo argentino. Meu amigo Tom e eu gostamos muito. A propósito, o vinho é comercializado pela World Wine.

2 comentários:

  1. Caro Flávio,

    Já tive oportunidade de provar o Poesia 2002 algumas vezes ao longo dos anos. Minha impressão bate com a sua.
    Aproveitei a ocasião do Bota-fora da WW e comprei uma garrafa de cada da vertical do Poesia(2002, 2003, 2004 e 2005). Vamos ver como eles estarão em 2012...

    Abs,

    Luiz Cola

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz,
    Que ótimo! Eu consegui comprar apenas o 2002 e 2004. Imagino que a vertical estará muito interessante. Vou aguardar suas impressões no vinhoemaisvinhos!
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir