quarta-feira, 23 de março de 2011

Capatosta - Morellino di Scansano de Poggio Argentiera - Vale a pena!

Ontem tivemos uma degustação promovida pela Gran Reserva, no restaurante Ciao Bello. Nela experimentamos, além de ótima companhia e comida, vinhos da vinícola italiana Poggio Argentiera. A vinícola fica em Maremma, sul da Toscana. A região é conhecida pelos vinhos Morellino di Scansano. Morellino é o nome da Sangiovese na região. Acredita-se que o nome Morellino venha de Morello (marrom). Scansano é uma pequena comuna de origem medieval. Os vinhos Morellino di Scansano foram elevados a DOCG a partir da safra de 2007. O vinho que chamou bastante a atenção na noite foi o Morellino di Scansano Capatosta 2006. Vinho composto de 95% Sangiovese e 5% Alicante, de cor rubi violáceo intensa e aromas muito gostosos, típicos da Sangiovese (florais, cereja e chá). A madeira aparece bastante e até encobre um pouco a fruta, mas isso não incomoda nem um pouco. Talvez com uma boa decantação e alguns anos de garrafa a fruta surgirá com mais força. Mas o vinho já pode ser bebido agora sem o menor problema. O vinho tem um tostado gostoso, sem exagero, assim como notas suaves de baunilha e côco. É muito redondo e com taninos muito macios. Elegante mesmo! Merecedor dos "tre bicchieri" do Gambero Rosso. Vale a pena conferir.
Apreciamos ainda um branco bastante interessante, o Guazza 2006, feito com as uvas autóctones italianas Ansonica e Vermentino (80 e 20%, respectivamente). O vinho lembra na cor e também palador aqueles feitos com a uva Peverella (ou Malvásia de Vicenza), do brasileiro Era dos Ventos, já comentado aqui no blog. Só que mais claro, sem o toque apimentado e um pouco mais de suavidade. Notas de limão e pêssego, e um toque amendoado, aportado pelos 12 meses em barrica de carvalho francês. Um vinho com boa acidez, que lhe dá bom frescor. Diferente do Era dos Ventos, não aguenta muito na taça, e depois de um tempo se esvai. Mas é um bom vinho, com bom custo-benefício. A ser experimentado.
Outro vinho da noite foi o Principio 2007, feito com a uva Ciliegiolo. Italianos e Espanhóis brigam pela origem da uva, que era utilizada apenas em cortes. Este vinho é feito com ela apenas. No início seus aromas são um pouco agressivos para o meu gosto. Notas de amoras, flores, terrosos e anis. Com o tempo na taça melhora e fica mais redondo e combina muito bem com comida. É um vinho que pede decanter.
Bela noite no Ciao Bello!

4 comentários:

  1. grazie a voi (thank you very much), It's so nice reading in it in Portoguese :)

    ResponderExcluir
  2. by the way, I've just seen what you do in your day job. I have a PhD in Plant Biotech! Search Gianpaolo Paglia and Plant Gentics :) How funny.

    ResponderExcluir
  3. Dear Gianpaolo,
    You are very welcome! What an honor to have you commenting on my blog! Congratulations on your wines – They are really excellent. Next time I go to Italy I will try to visit you and enjoy your wines “in loco” :)
    Cheers,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. What a coincidence about Plant Biotech! I have seen some of your works. Perhaps next year I will start collaboration with a friend in Chile to study grapes...
    cheers,
    Flavio

    ResponderExcluir