terça-feira, 28 de junho de 2011

Chateau Kefraya 2007

Chateau Kefraya possui tradição na produção de vinhos com estilo francês, no Líbano. Inclusive, em seus vinhedos a quase totalidade das uvas plantadas é de origem francesa (Cabernet Sauvignon, Syrah, Grenache, Carignan, Cinsault, Mourvèdre, Sauvignon Blanc, Ugni Blanc, dentre outras). A única não francesa é a espanhola Tempranillo.
 Tempos atrás apreciamos o mais simples do produtor, o qual tem um ótimo frescor e ótimo custo benefício. Nesta última semana pudemos apreciar um Chateau Kefraya 2007. Este em questão já fica um degrau acima e também oferece muita qualidade. É feito com Cabernet Sauvignon (majoritária), Syrah, Carignan e Mourvèdre. Possui uma cor rubi bonita, e aromas de melaço, especiarias e leve couro. Depois de um tempo na taça mostra notas florais, de cereja e alcaçuz. Em boca é bem elegante, mineral, de médio corpo, com taninos corretos e um final prazeiroso. Acredito que o vinho deve ganhar em complexidade com mais tempo de adega. O produtor cita que ele tem excelente potencial de envelhecimento (acima de 10 anos). É um vinho gostoso, bem elegante e a ser conhecido.
Os vinhos do Chateau Kefraya são importados pela Zahil, e em São Carlos podem ser encontrados na Mercearia 3M, do amigo Idinir.

4 comentários:

  1. Flavio, aí é covardia. Vinhos libaneses são alguns dos meus preferidos. Já tive a oportunidade de tomar alguns e o Ch.Kefraya é um dos melhores. Ainda tenho uma garrafa do 01 e uma do Comte de "M" 96, mas o melhor que já provei foi o Ch.Musar 99. Viva o Líbano.

    ResponderExcluir
  2. E o Rango, Flavitz, não tem foto???
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Tom! Sairá com outro vinho!
    Abração,
    Flavitz

    ResponderExcluir
  4. Grande Eugênio! Imaginei que o estilo do vinho te agradaria. E fico aqui imaginando como estará o 2001 e o Comte de "M" 1996... Dizem que os vinhos libaneses evoluem muito bem. E agora que você recomendou vou querer experimentar o Musar. Viva o Líbano!
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir