segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aos meus amigos, o que há de melhor: SASSICAIA 2006!

Nessa semana passada tivemos uma celebração e eu tive que levar um vinho bão, claro. Depois postarei sobre os belíssimos vinhos que os meus grandes amigos levaram, mas esse aqui, tenho que fazer uma postagem separada. E meus leitores, todos conhecedores e de ótimo gosto, sabem que esse Sassicaia 2006 merece. 
Confesso que às vezes fico meio cabreiro ao ver o pessoal chamar de "ícone" qualquer vinho, só por que é o top de determinada vinícola e tem um precinho mais salgado. Mas se esses são ícones, como definiríamos um Masseto, Ornellaia, Solaia, Sassicaia e tantos outros? Isso pra ficar apenas em alguns grandes italianos. Onde fica a história nisso tudo? Bem, mas deixando a chatice de lado, voltemos ao Sassicaia. O vinho foi lançado no final da década de 60, pela Tenuta San Guido, e é considerado, juntamente com o Tignanello um dos precursores dos famosos "supertoscanos". Na realidade, o Sassicaia é o primeiro supertoscano, pois foi lançado em 1968, enquanto o primeiro Tignanello, em 1971 (embora a família Antinori já fizesse experimentos com castas francesas há muito tempo).  Esse Sassicaia que levei, da grande safra de 2006, é feito com 85% Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc. Matura 24 meses em barricas de carvalho francês e 6 meses em garrafa antes de sair para o mercado. Olha, é meio difícil de descrever esse vinho. Na verdade, um vinho desses nem precisaria de descrição. Posso até mencionar que seus aromas pulavam da taça, que quietinho exalava notas de cassis, amoras, tabaco, alcaçuz e um leve apimentado que foi dando lugar a um mentoladinho gostoso depois de muito tempo. Posso também citar que a madeira estava presente, mas muito bem integrada, assim como tudo no vinho. Que era um vinho estruturado, intenso, elegante, complexo, finíssimo, com taninos sedosos e perfeitos, e com um final interminável. Mas tudo isso seria desnecessário. Era só mencionar que se tratava de um Sassicaia de uma grande safra, e um desses, é para ficar na lembrança de bons apreciadores. Uma delícia!
Bem, a noite teve ainda grandes vinhos, que virão juntos em uma outra postagem. E olha, tinha muita coisa boa...

3 comentários:

  1. Dá uma olhada aí Flavio:

    http://www.decantandoavida.com/index.php/12-artigos-posts/artigos-posts/812-vertical-de-sassicaia

    ResponderExcluir
  2. Flávio, há momentos que não precisam ser descritos: eles foram vividos e são inesquecíveis. Resta-me parabenizar o amigo por ter experimentado um desses e desejar que muitos outros atravessem sua frente!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela gentileza de sempre, Vitor! Para fãs de bons vinhos italianos, como a gente, apreciar um desses é prá ficar na memória. Mesmo ele sendo feito com uvas francesas, a alma italiana está lá! Espero que os seus votos de que outros atravessem a minha frente se concretizem. E é claro, desejo o mesmo ao amigo!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir