quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Outra lembrança: Cumpleaños do JP com Don Melchor, Cartuxa Reserva, Abadia Retuerta Seleción especial, Meerlust Rubicon, Chateau Gloria, Passito Arrocco e Freixenet

Mais uma boa lembrança, de uma reunião da confraria anterior à criação do blog... Aniversário do JP em 2010. Naquele ano, havíamos combinado que o aniversariante levaria todos os vinhos, de preferência encobertos, para a turma descobrir o que bebiam. Eu cumpri o trato e levei umas coisas boas (Brunello Siro Pacenti, Meão, Renacer, Chambolle-Musigny David Duband, Don - o mais fraquinho -  e um Sauternes que não me lembro o nome...rs. Se um dia recuperar a foto coloco aqui). Em seu aniversário o JP também não arregou: Levou bons vinhos embrulhados prá gente beber e descobrir o que era. A foto mostra os danados. Lembro que fiz umas fichas para o pessoal anotar opiniões sobre a procedência e tipo de vinho. Também lembro que dois se destacaram: Cartuxa Reserva 2005 e Don Melchor 2006. Bem, Cartuxa Reserva sempre agrada. É compra certa. E o Don Melchor 2006, que apareceu recentemente aqui no blog, estava muito redondo.
Outro vinhão foi o Abadia Retuerta Seleción Especial 2004, que tomamos várias garrafas desde a criação da confraria. Foi o JP que nos apresentou o danado, pois levava sempre seu irmão menor, o Rívola. Aí decidiu comprar uma caixa do bitelo. É um vinho muito bom o Seleción Especial. E bom mesmo é seu preço na Espanha. Cheguei a pagar 15 Euros no supermercado do El Corte Ingles. Uma pechincha por um vinhão. 
Havia também na lista um Chateau Gloria 1999. A safra de 99 foi sombra da grande 2000, mas os vinhos geralmente ficaram prontos para beber mais cedo. Este já estava no ponto. Não é bordozão potente, e sim, de corpo médio.
Do lado do Gloria o sulafricano Meerlust Rubicon 2003. Este lembro ter causado confusão em todos, pois tem corte bordalês típico (CS, Me e CF) e muita gente chutou bordeaux. Mas ele tem um tostado bem presente em vinhos sulafricanos. É um vinho potente, denso e com ótima capacidade de guarda. 
Do Passito Arrocco não lembro absolutamente nada...rs. Mas devia estar bom...rs. Assim como o Cava Freixenet Cordon Negro servido de entrada. 
Pena que depois disso a turma arregou e não manteve a tradição, pois foi bem legal a brincadeira. 

Ps. Muitos podem perguntar: Como o cara lembra disso? A resposta é fácil: Tenho ótima memória fotográfica, olfativa, para números de telefone, placas de carros (sem as letras) e-mails, sítios de enzimas de restrição etc. Por outro lado, péssima para nomes de pessoas, filmes, atores, nome de música etc. De vinho, lembro os aromas de muitos, e por muito tempo. Tenho o famoso nariz de Químico...rs. Bom isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário