sábado, 8 de novembro de 2014

Terrunyo Cabernet Sauvignon 2009

Se tem um vinho que um viajante ao Chile deve colocar na mala é o Terrunyo. Não importa qual. Isso por dois motivos. O primeiro é que o vinho tem um ótimo preço lá, enquanto aqui o preço é alto. O segundo é que o danado é bom. Eu, particularmente, gosto do Cabernet Sauvignon, Syrah e Sauvignon Blanc. Esse Terrunyo Cabernet Sauvignon 2009, por exemplo, é um vinho sem exageros, com acento chileno, mas sem ser marcado pelo excesso de pimentão. Ao nariz mostra notas de cassis, licorosas e pimenta do reino. Em boca tem boa intensidade, ótimos taninos e final especiado. Este 2009 já está prontinho para beber, mas aguentaria mais em adega. Mais um exemplar da linha que manteve a qualidade.

6 comentários:

  1. Eu gostava do carmenere dele que sempre diziam ser o melhor do chile, mas na minha opinião, o único carmenere que bebo ainda é o microterroir da casa silva, esse sim para mim o melhor do chile. Grande Flávio, não dah pra entender porque o terrunyo é tão caro aqui...boa postagem, a anterior tb. grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio,
      Divido com você a opinião sobre o Casa Silva. Eu o acho o melhor Carmenére chileno (acima de outros mais caros). Também gosto do Terrunyo, mas o acho muito frutadão e com pimentão saliente. Mas talvez tenha bebido sempre muito novo. E como você disse, é caro aqui (bem, o Microterroir também...rs).
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Olá, Flavio!
    É mesmo ótima essa linha de vinhos da Concha y Toro.
    Inflacionou no Brasil, mas fora ainda dá pra comprar.
    Acrescento nessa tua lista o carmenere, para mim o melhor deles.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!
      Como respondi para o nosso amigo Hélio, também gosto do Carmenére, embora o ache bem concentrado. Eu gosto mais do Microterroir, que acho mais equilibrado. Mas também é caro... A Ary Delicatessen está vendendo a linha Terrunyo por um bom preço perto do que estão cobrando no mercado. Dê uma olhada lá...
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  3. Tirem os cavalinhos da chuva, não é mais barato! Comprava a até 14.000 pesos (R$ 61,00 a preço de hoje, 14/11/2014). Subiu para 20.000 pesos, R$ 88,00. Recentemente vi a R$ 130,00 aqui no Brasil. Deve estar sobrando, uma vez que o preço médio era superior a R$ 200,00. Quando a proporção estava em R$ 61.00 <--> R$ 200,00, valie muito a pena. Hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um inflacionado então, Carlão... Que pena!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir