quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chacra Barda Pinot Noir 2008

Tempos atrás tomamos um Chacra 55 levado por nosso amigo João Paulo na confraria e não gostei muito. Achei que tinha pouca tipicidade. Ontem revi meus conceitos sobre esta bodega patagônica após tomar o vinho de início da casa, o Barda 2008. Bem, talvez tivesse algo errado com o 55, ou estávamos com a boca ruim. Temos que dar-lhe outra chance. Eu e o confrade Caio mandamos ver no Barda, acompanhado de um bom queijo. O vinho estava muito bom, e lembrando um borgonha em seu aspecto terroso. As notas de cereja, amora e leve morango, com um tostado sutil ao fundo, eram muito elegantes. O vinho tem também boa mineralidade. Sua cor é rubi, bonita, mas já aparece o halo de evolução em um vinho de apenas dois anos. Em boca também indica que já atingiu seu ápice. Não é um vinho para esperar mais. Os seus irmãos mais velhos, 55 e 32, sem dúvida tem mais tempo de vida. A Wine Spectator lhe outorgou 90 pontos para esta safra, e o chamou de suculento e atrevido. Também achei. Ah, Tom, agora só falta sua visita para apreciarmos um bom vinho.

4 comentários:

  1. Boa, Flavitz, na próxima vamos mandar um belo WS100 Brunello Di Montalcino Cerretalto 1999
    Abraço
    Tom

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá Tonzinho! Coloco um outro Brunello para brigar com o Cerretalto! E quem ganhará somos nós! Já estou com água na boca. Depois a gente posta as fotos para os confrades verem como foi... rsrs
    Abração, Flávio

    ResponderExcluir
  3. Flávio, o Barda também me agradou mais que o Chacra 55, porém o 32 é um vinho totalmente distinto dos outros 2, MUITO superior, pena que é muito caro. Veja a postagem que fiz dos 3 vinhos da Bodega Chacra em julho de 2010:

    http://www.decantandoavida.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=245%3Avinhos-da-bodega-chacra-no-galetoas&catid=1%3Aartigos-posts&Itemid=1

    Um abraço,

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  4. Grande Eugênio,
    Realmente são muito caros. E olha que no lançamento eles chegaram com preços absurdos. Agora até que baixaram. Aliás,a Expand está com uma promoção boa no momento. Vou ler o seu post.
    Abraços, Flavio

    ResponderExcluir