quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vietti Nebbiolo Perbacco 2005: Melhor que muito Barolo meia-boca

São Carlos é uma boa cidade para os amantes do vinho. O clima é muito favorável. Até mesmo no verão as noites são frescas e agradáveis, como a de antes de ontem, que estava chuvosa e levemente fria, própria para um risoto e um bom tinto. Resolvi então fazer um Risoto al Funghi Secchi com Costeletas de Cordeiro reduzidas em balsâmico. Sem modéstia, estava bom o prato. Para acompanhar nada melhor que um Nebbiolo, afinal, risoto é especialidade do Piemonte. Abri então um Nebbiolo Perbacco 2005, do excelente e tradicional produtor Vietti. O vinho é considerado por muitos um mini-Barolo, e muito melhor que muitos Barolinhos vendidos por ai. Eu concordo plenamente. Obviamente, não tem a potência de um bom Barolo, mas fica pronto mais cedo e pode ser bebido sem uma longa decantação. Este 2005 é o melhor Perbacco já feito. Apresenta uma cor rubi intensa, muito bonita, e aromas de framboesa e muitas notas florais, típicas da Nebbiolo. O vinho ganhou muito com o tempo na taça. Os aromas florais se abriam todo o tempo. A Nebbiolo é isso! Os taninos são presentes, mas redondos e muito finos. O final é longo e muito agradável. É uma aposta certa. Eu incluo este vinho no grupo dos excelente custo benefícios, como o Pensées de Pallus, Meandro e Erasmo, que são muito melhores que muitos vinhos que custam duas ou três vezes mais. Nem preciso dizer que casou perfeitamente com o risoto... Aliás, como todo bom vinho Italiano, dos quais sou fã incondicional, é vinho perfeito para acompanhar comida. A propósito, os vinhos de Vietti são comercializados pela Vinci.

6 comentários:

  1. Caro Flavio,

    São poucos os que vivem como você!
    Poderia repetir o prato e vinho na
    premium?
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Amigo João Paulo,
    Confesso que o Risoto ficou muito bom... Vou fazer um dia prá gente.
    Seria um prazer repetir o vinho na premium, mas foi a última garrafa. Amanhã levarei um pernilzinho de cordeiro. E vou pensar em um vinho de primeira para desfrutar com meus grandes amigos! Um Espanhol? Que tal um Gaudium Gran Vino Reserva 1994, do Marques de Cáceres?
    Abração, Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flávio,

    Grande post. Isso mostra que nem sempre precisamos de grandes vinhos para termos prazer. Esse barolo, como você mesmo disse, por não ser um Super Barolo, já estava no ponto. A descrição, o vinho e a foto deram água na boca.

    Um abraço.

    Eugênio

    ResponderExcluir
  4. Grande Eugênio,

    Obrigado pelo comentário! Espero que neste ano possamos apreciar juntos um belo vinho e um belo prato!
    Abraços, Flavio

    ResponderExcluir
  5. lauro Cesar de Oliveira Frauchesagosto 01, 2011

    Flávio, já encontrei o post do Nebbiolo Perbacco, de Vietti. Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo Lauro! Espero que goste dele. É um vinho muito agradável.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir