sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Queijo da Canastra - Canastra Real



Sendo um bom mineiro, adoro um queijo... É claro que o queijo feito na Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco, me agrada muito. Embora quase todos os queijos Minas tenham em sua etiqueta a procedênia Canastra, isso não é verdade. O verdadeiro queijo da Canastra é artesanal e até há bem pouco tempo só podia ser vendido na região onde é produzido. Isso por questões sanitárias, visto que é feito com leite não pasteurizado, o que, aliás, faz uma diferença enorme. É um queijo de Terroir! É um conjunto de fatores que o tornam diferenciado, e quem é acostumado nota sua superioridade. Eu compro sempre em uma pequena loja em Passos, minha cidade natal, de um produtor de São Roque de Minas. Na última vez que fui lá solicitei a ele um Canastra Real, que é feito apenas por encomenda. É um queijo maior, de mais de 3 quilos, dificil de fazer (mas fácil de comer...). Tem cerca de 30 centimetros de diametro e 8-10 centimetros de altura. São cerca de 40 litros de leite gordo para fazer o danado, que pinga gordura com a curagem. Uma beleza! Ontem levei para o pessoal da Confraria. Até o Fernandinho, que não aprecia muito queijo minas, adorou. Não é prá menos. Vejam as fotos do danado. A propósito, vai muito bem com vinho, principalmente com Zinfandel.

5 comentários:

  1. Flávio, boa tarde! Eu tenho acompanhado seu blog já há um bom tempo e sempre o consulto para tomar alguma decisão sobre vinhos. Bem, sei que é abusar da sua boa vontade, mas gostaria de umas dicas de vinhos para acompanhar uma mesa de queijos e frios. Vou servir queijos dos mais variados (dos mais frescos aos mais curados), mas nada chique. Gostaria de vinhos com boa relação de custo/benefício (pretendo gastar 30 reais em cada garrafa). Também vou servir castanhas e frutas secas e já sei que combinam com vinho do porto ou outro fortificado, mas qual? Agradeço imensamente qualquer ajuda.

    Ass: Felipe Pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe!
      Boa tarde!
      Bem, no caso de tábuas de frios, pode haver problemas para acertar a harmonização. Com os queijos, eu sempre prefiro os brancos. Aqueles queijos mais maduros sim, enfrentam tintos. Se tiver queijo de cabra, vai bem um Sauvignon Blanc. Dá para encontrar chilenos na faixa que você falou. O Artefacto Branco 2013 está a bom preço na Wine (o Verde também). Se você encontrar o Chardonnay da chilena Veramonte, pode comprar que é legal. Os tintos deles também são bons e de bom preço (o Merlot é legal). São vinhos que podem ser encontrados em supermercados (acho que Pão-de-açúcar tem...). São bem justos. Os vinhos Terras do Pó, da Casa Ermelinda Freitas (Portugal), também são legais e de bom preço. Se você quer um espanhol legal e de preço justo: Clos de Torribas! O Extra sempre tem a bom preço.
      Castanhas e frutas secas vão bem com Porto mas também combinam muito com espumantes. Neste caso, eu arriscaria um bom brasileiro nesta faixa. Gosto do Salton Ouro e do Aurora Brut.
      Bem, quanto ao Porto, o valor vai passar o que você estipulou. Mas eu iria em um Taylor's Ruby.
      Se quiser me perguntar de algum vinho específico, que tenha em mente, manda ver!
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio, primeiramente muito obrigado pela resposta tão completa. Quanto aos vinhos de mesa, vou nessa direção que você me deu. O Clos Torribas já tomei algumas vezes e gostei muito, vinho que entrega bastante pelo preço. Quanto ao porto, o valor que pretendo gastar será maior que nos outros vinhos. Acho que ficarei na faixa de 60 reais. Vi que o Taylor’s Porto Fine Tawny estaria nessa faixa. No site da Wine também há Moscateis de Setúbal com preços próximos ao Taylor’s, mas não sei se encaixariam na proposta.

    Ass: Felipe Pacheco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê, Felipe!
      O Taylor's é um excelente Porto. Aliás, nesta faixa de preço (~60-70 R$) há vários bons, como o Messias, Ferreira, Crasto, Dow etc.
      Quanto ao Moscatel de Setubal, eu adoro! E o de 2011 está um mel. Mas como você disse, é outra proposta. Ele pede sobremesa (apesar de sozinho ir bem também...rs). Gosto de combiná-lo com aqueles doces sírios, com toques de mel e laranja. Ou então, com os famosos pastéis portugueses.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Caro Felipe,
      Vi seu comentário seguinte, mas não publiquei para não revelar seu e-mail. Quando for a Brasilia dou um alô para bebermos um vinhão juntos! Obrigado por frequentar o blog. Espero contar com suas visitas e comentários.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir