sexta-feira, 13 de abril de 2012

Capatosta 2006, Trivento Golden Reserve 2008 e o Sauternes Doisy-Védrines 2006 - Noite boa na Confraria

Ontem vários confrades faltaram, mas recebemos a visita de um amigo que há tempos não dava as caras. O amigo Cláudio veio do Rio de Janeiro só para nos visitar. Uma bela surpresa! Quando ele chegou eu já havia aberto a garrafa do vinho que levei, o Capatosta 2006, um Morellino di Scanzano da vinícola Poggio Argentiera. Já havia bebido este vinho antes, no ano passado, quando ele ainda estava um pouco fechado (clique aqui). Naquela época, já tinha gostado muito dele, mas agora ele mostrou sua boa forma. Aromas de cereja madura se mostravam ao nariz, em meio a notas tostadas e de café. Em boca, uma delícia! Muito redondo, com ótimo corpo e acidez perfeita. Um ótimo vinho! Abriu bastante do ano passado para cá, e ganhou com tempo em taça.
O JP levou um Trivento Golden Reserve Malbec 2008. Nada a ver com os conhecidos Trivento linha básica. Este tem mais categoria. Um vinho no estilo mais leve, sem ser tão compotado nem com aquele exagero de ameixa ou notas florais acima do ponto. Ele é do estilo que gosto mais, que tem a ameixa mas mostra notas de figo. Em boca é de leve para meio corpo, levemente glicerinado, tostado e bastante agradável. Eu gostei dele. Ele ficou meio discreto em frente ao Capatosta, mas é bem correto.
E o amigo Rodrigo levou um ótimo Sauternes, o Chateau Doisy-Védrines 2006. O Chateau Doisy tem três vinhedos em Barsac: Daene, Védrines e Dubroca. Védrines é o maior deles, com cerca de 30 hectares, dos quais 70% correspondem a Semillon. São vinhos de bom preço quando comparados com outros vinhos de Sauternes e que oferecem muito prazer. Este Chateau Doisy-Védrines 2006 tem notas de limão e maçã, com presença de Botrytis e baunilha ao fundo. Em boca é muito redondo, agradável, sedoso, com doçura e acidez na medida certa. Muito gostoso mesmo! Valeu Rodrigo!
Tava boa a noite, sem dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário