sábado, 21 de abril de 2012

Champagne DUVAL LEROY, GIORGIO PRIMO 2004 e CHATEAU GUIRAUD 2005: Sequência maravilhosa para meu almoço de aniversário!

Elegância a toda prova!
Nesse domingo passado, há uma semana, celebrei mais um ano de vida. E como gosto dela, fiz um belo almoço italiano, mas acompanhado com dois "intrusos" franceses de primeiríssima. E sou obrigado a assumir que neste ano foi uma das melhores sequências. Tudo estava perfeito! Os vinhos, a comida, os convidados, tudo. De entrada, um Champagne Duval-Leroy Brut, que estava uma delícia. Quando se bebe um Champagne deste, de um grande produtor, é que vemos como os franceses sabem fazer este vinho. Uma maravilha! Não vou comentar o perlage, se era fino, abundante, rápido, assim ou assado. Vou comentar a qualidade, que era ótima. Meu cunhado Bu simplesmente babou. Ele que só conhecia espumantes brasileiros manifestou: Isso é outra coisa! Realmente, é como se fosse o basquete americano: Pode até perder uma partida ou outra (raramente...), mas continua sendo o melhor basquete... Aqueles aromas de panificação, em meio a um amendoado belíssimo e muita elegância, o cativaram. E também a mim! Ótimo vinho! Escoltou as entradas de maneira soberba.
A fera!
E depois dele, veio outra fera. Aí o negócio pegou prá valer. Sou suspeito completo para falar de vinhos italianos, mas este supertoscano da Fattoria La Massa está até agora em meus pensamentos. Uma maravilha feita com 50% Sangiovese, 40% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Era o Giorgio Primo 2004. Belíssimo! Potência e sedosidade juntos, de mãos dadas. Um nariz riquíssimo, difícil de descrever. Aromas de cassis, alcaçuz, tostado, café e chocolate com leite. Mas o tempo foi lhe aportando novos e ricos aromas. E em boca, caramba! Que vinho! Tudo perfeito: Intenso, amplo, com taninos sedosos deliciosos. Um vinhaço! Nas novas safras a rainha Sangiovese foi retirada do corte. Que pecado! Mas dizem que os exemplares recentes são também espetaculares (aliás, antes mesmo desta postagem fui ao World Wine Experience e as bebi... Ótimas!). Espero beber outra dessa logo.
Chateau Guiraud 2005 - Raridade!
E para fechar o almoço, apelei! Abri uma maravilha de Sauternes, o Chateau Guiraud 2005. Esse, desta safra maravilhosa, é artigo de colecionador. Uma raridade. Só para ter uma idéia, foi o quarto do mundo pela WS em 2008, com 97 pontos. E mesmo que isso não represente a verdade absoluta, é uma dica de que estamos tratando de cachorro grande. E de raça pura! O Chateau Guiraud tem uma particularidade. A quantidade de Sauvignon Blanc nos Guiraud é aumentada em comparação com outros Sauternes. Isso lhe aporta muito frescor. Um vinho maravilhoso! Confesso que foi um dos melhores de sobremesa que bebi nos últimos tempos. E olha que apreciei Chateau d'Yquem, Tokaji, Baumard, Alois Kracher, Jorge Ordonez etc.

Aniversário devidamente celebrado!

Chateau Guiraud 2005 - Bela cor e frescor!

Antepastos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário