sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Almoço com Alexandre Relvas, da Herdade de São Miguel: Destaque para o Herdade de São Miguel Reserva e para o bom e barato Cicônia tinto

Dias atrás o amigo Idinir, da Mercearia 3M, gentilmente nos convidou para um almoço na presença do jovem Alexandre Relvas Jr, da Casa Agrícola Alexandre Relvas. A propriedade Alentejana produz uma ampla gama de vinhos na sub-região de Redondo, que fica no centro do Alentejo, entre Évora e Alandroal. 
Apreciamos vários exemplares, que mostraram que a vinícola produz vinhos de qualidade e bom preço. O destaque maior foi para o top de gama Herdade de São Miguel Reserva 2007. O vinho, de grande safra, é feito com Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon e passa 12 meses em barricas de carvalho frânces. Ele mostra a opulência de um bom alentejano, mas com tudo bem integrado. Os 15% de álcool não se fazem sentir e a madeira não sobrepuja a fruta. Ao nariz, mostra notas de amora, cassis, tabaco, toques balsâmicos e chocolate. Em boca tem muita presença, taninos corretos e final longo. Um vinho muito bom e com ótimo potencial de guarda. Quero apreciá-lo daqui a uns 2-3 anos, quando deve estar ainda mais complexo.
O outro destaque, a meu ver, foi o vinho de entrada Cicônia 2010. O vinho é feito com Touriga Nacional, Syrah e Aragonez, e uma pequena porcentagem dele passa por estágio em barrica de carvalho francês. Ao nariz mostra notas florais, de amora e tostadas. Em boca, é muito correto e com complexidade acima do esperado para um vinho nessa faixa de preço. Na minha opinião, briga fácil com o justo Flor de Crasto, que geralmente é encontrado a preço um pouco mais alto. É uma ótima pedida para o dia-a-dia ou para comprar de caixa e servir em uma festa com muitos convidados. Vai agradar com certeza.
Além desses dois vinhos supracitados, apreciamos um bom Cicônia Vinho Verde (produzido por uma vinícola parceira no Minho), que mostrou-se aromático e fresco, bom para bebericar ou acompanhar o Ceviche que foi servido de entrada, e um bom varietal São Miguel Touriga Franca 2009. Este último, mostrou notas de framboesa, tostadas e alcaçuz. É levemente glicerinado e com o tempo em taça, foi se abrindo, ficando bem redondo e muito fácil de beber. Gostei do vinho, embora confesse que não tenho muita experiência com varietais de Touriga Franca, a conhecendo mais em cortes onde "acalma" um pouco a Nacional.
Bem, fiquei bem impressionado com os vinhos da vinícola, que trazem ótima qualidade a bom preço, o que é difícil hoje em dia. Seus vinhos são importados pela Cantu, e em São Carlos são comercializados pela Mercearia 3M.
Ao centro, o jovem Alexandre Relvas. Formado em Bordeaux, responde pela enologia da vinícola, juntamente com o enólogo Nuno Franco. À direita, o amigo Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário