quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Marichal Reserve Collection Chardonnay 2001: O branco sulamericano mais "velhinho" que bebi!

De vez em quando consigo garimpar umas coisas boas e a ótimo preço. E nesse caso, era um risco, pois nunca havia bebido um vinho branco sulamericano tão "velhinho". E este Marichal Reserve Collection 2001, uruguaio da Bodega Marichal, mostra a qualidade inegável do vinho uruguaio, e mais ainda, que pode ser guardado. Os Reserve Collection, como o nome diz, são feitos com as melhores uvas, selecionadas após a colheita. Três castas são selecionadas para elaboração de vinhos dentro desta linha: Tannat, Pinot Noir e Chardonnay. São produzidos varietais de cada uma delas e também cortes de Pinot/Tannat e Pinot Noir (Blanc de Noir)/Chardonnay. O Chardonnay, como este apreciado e mostrado na foto, é feito com uvas de Etchevarría, Canelones, a 25 km do Rio de la Plata. A maturação (60% do vinho) é feita em barricas francesas e americanas por 6 meses. A rolha do vinho estava perfeita o que indicava boa conservação. Quando verti na taça, vi que teria uma ótima surpresa. O vinho de cor amarelo ouro mostrava aromas de maracujá, abacaxi compotado, amêndoas e um pouco de mel. Em boca, repetia o nariz e por incrível que pareça ainda estava fresco, com ótima acidez. Não tinha nenhum excesso. Gostei bastante, principalmente por se tratar de um branco de 11 anos! Valeu a pena. O adquiri na Adega Spazio, em São Carlos. 

Nota: Vejam que no rótulo é indicado, de forma adequada, que o vinho deve ser apreciado em temperatura que varia de 12-14 graus. Isso é importante. Tem gente que pensa que vinho branco tem que "virar picolé" antes de beber. Nada disso! Vinho gelado demais esconde aromas e prejudica o paladar.

4 comentários:

  1. Esse eu não poderia deixar de comentar... Branco uruguaio com 11 anos é algo que realmente procuro. Se achasse aqui em Brasília comprava fácil. Flavio, faltou a foto do vinho na taça para vermos a cor.

    Forte abraço

    Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi um ótimo achado! Na mesma fonte do Lenswood... Rapaz, falha minha a foto do vinhão na taça. Quando eu vi já tinha acabado a garrafa e esqueci de tirar a foto do liquido amarelo dourado. Isso no caso dos brancos é mais importante que no dos tintos. Mas da próxima vai.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Prezdo;
      fiquei surpreso e feliz com a existência de um vinho desse na america do sul. Porém, gostaria de saber quanto pagou por ele?

      Abraços

      Excluir
    3. Caríssimo Pedro,
      Obrigado pela visita e comentário. Este vinho, em particular, comprei a um preço promocional, em uma local aqui em São Carlos que mantém os vinhos em uma excelente adega. Eu vi que a Ravin está vendendo os vinhos da Marichal, e o preço para os Reserve Selection está muito bom (R$60,00). Eu paguei menos que isso no 2001 da postagem, mas não me lembro o preço exato. Mas foi uma grande bocada. Tenho certeza de que você gostará dos vinhos da Marichal.
      Abraços e seja sempre bem-vindo!
      Flavio

      Excluir