sábado, 25 de maio de 2013

Flechas de los Andes Gran Malbec 2009

E enquanto não libero uma postagem de vinhos cabeludos, que deve sair na segunda, vai uma mais leve, de um vinho bem feito. O vinho é um Flechas de Los Andes Gran Malbec 2009. A vinícola é nova, tendo lançado seu primeiro vinho em 2006. Aliás, só produz 4: O Gran Corte, o Gran Malbec e os mais simples Aguaribay e Punta de Flechas. A vinícola é do grupo e se localiza na área de Clos de Los Siete, e é uma parceria entre o Baron Edmond de Rothschild e Laurent Dassault (de St-Emilion). Bem, a assessoria é do onipresente Michel Rolland. Esse Gran Malbec ganhou elogios rasgados da revista Decanter, que lhe outorgou 5 estrelas e 18.5 pontos em 20, o que o deixou entre os Top-Rated de 2012. Já mencionei aqui no blog que estou torcendo o nariz para Malbecões pesados, muito extraídos, com excesso prá todo lado. Mas esse não é assim. Possui um nariz com frutas negras, especiarias e notas florais. Em boca, muito equilibrado, sedoso, com boa acidez e taninos bem redondos. É claro que tem o doce da Malbec, mas ele é compensado pela acidez e não incomoda. O vinho melhora consideravelmente após respirar um pouco e vai muito bem com comida. Acredito que deve evoluir muito bem em adega. Vale a pena guardar uma garrafa por pelo menos uns 2 anos para testar. 
O comprei em uma promoção na Mercearia 3M, de São Carlos e fiquei satisfeito. É importado pela Zahil.

2 comentários:

  1. Opa, bom saber disso! Tenho uma garrafa aqui, e um amigo falou de abrir um Malbec na próxima semana. Vou seguir sua dica e mudar minha escolha, talvez um Dona Paula básico seja bastante. Esse vai ficar pro ano que vem, rs.
    A propósito, os vinhos desse produtor são vendidos na Oda Vinoteca.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      É um vinho bem macio e já pode ser abatido agora, mas sem dúvida vai melhorar com um tempinho de adega. Acho que você fará bem em deixá-lo mais um tempo lá...rs. Eu até vou pegar uma outra garrafa para guardar. Paguei um bom preço nele (71 pilas).
      Bom saber que são encontrados na Oda. Eu queria um dia experimentar um Gran Corte mais velhinho...
      Abraços,
      Flavio

      Excluir