domingo, 23 de fevereiro de 2014

Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2010: Algo mudou nesta safra!

Para mim, 3 vinhos representam aquela passagem típica de apreciadores pelos vinhos chilenos (e posterior migração para europeus): Marques de Casa Concha, San Pedro 1865 e Montes Alpha. Para quem já passou por eles, fica a lembrança de vinhos com madeira, mentol e álcool salientes. E enquanto estas características atraem os chamados "enófitos" (não gosto destes termos...rs), elas afastam aqueles que buscam vinhos sem exageros. Mas algo aconteceu nos vinhos da safra de 2010 no Chile. Particularmente, tenho notado mais frescor, menos extração e presença mais calma da madeira. Este Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2010 é um exemplo. Abrí para acompanhar uma bela lasagna feita pela minha digníssima, e o vinho me agradou. Geralmente o Marques CS passa 18 meses em barricas, e este passou 14 (mencionado no contra-rótulo). Acho que isso lhe deixou menos marcas, embora as notas de cedro estejam lá, mas bem mais domadas. O vinho, de bela cor rubi escura, mostra ainda notas de cassis, chocolate amargo e baunilha. O mentol, claro, aparece, mas sem exagero. No começo, o álcool é um pouco saliente, mas com o tempo, vai se ajeitando. Em boca mostra a mudança em relação aos de safra anteriores: Mais frescor! Não tem exagero de extração. Os taninos são sedosos e com tempo em taça o vinho vai ficando muito sedoso. Acompanhou a lasagna com perfeição e ficaria ainda melhor com uma carne gordurosa. Gostei! Espero que a linha seja mantida para as próximas safras. Para quem for apreciar, é bom abrir com antecedência e/ou decantar. O vinho está pronto para beber, mas pode ser guardado por mais um tempo em adega, sem problemas.
Eu paguei pouco mais de 60 pilas tempos atrás na Wine. Foi uma boa compra. Acho que tanto ele, quanto seus primos citados acima, não poderiam custar mais que isso.

4 comentários:

  1. Grande Flavio!
    Confirmo o que disseste. Bebi um San Pedro 1865 cab sauvignon 2010 que estava ótimo.
    O problema é que o preço atropela o padrão que estabeleceste.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Que bom que concordamos e que o 1865 esteja na mesma linha. Espero que a mantenham e que não seja apenas com a safra 2010. Quanto ao preço, poderia ser um pouco menor, não?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Q bom, tomara q seja uma tendência e nao acaso, já tinha riscado esse vinho da minha lista, ainda bem q vc faz essas voltas de vez em quando, grande abraço e obrigado!

      Excluir
    3. Oi Hélio,
      Eu também havia riscado de minha lista. Mas resolvi dar uma chance. Tomara que caminhem na direção de fazerem vinhos menos carregados.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir