sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chianti Clássico Riserva Coltibuono 2006 e Liano IGT 2005

Ontem na confraria o amigo Paulão levou um excelente Chianti Clássico Riserva 2006 da Badia a Coltibuono. Esta vinicola milenar faz vinhos tradicionais, muito bons, utilizando agricultura orgânica. Seus Chianti básicos já são muito bons, mas os Riserva ganham em sofisticação e complexidade. Este 2006 estava uma beleza. Uma cor rubi brilhante, de vinho italiano, e aromas deliciosos de framboeza, flores e chá.  Depois de algum tempo na taça mostrava notas de rosas e também café e carne. Na boca repetia as sensações aromáticas. É um vinho de médio-corpo para encorpado. O álcool (14,5%) pode aparecer um pouco no começo, mas com o tempo se integrava bem. O final de boca é longo e muito gostoso. Os taninos são finos e a acidez pede comida, como todo bom italiano. Belíssima pedida Paulão! Vinho encontrado na Mistral.
O segundo vinho, levado por mim, foi um Liano IGT 2005 do produtor Umberto Cesari. É um vinho da região de Emilia-Romana, na Itália. Esta região, que fica acima da Toscana e abaixo do Veneto, é mais famosa pela comida que pelos vinhos. É só lembrar do molho à bolognesa, o presunto de parma e o aceto balsâmico... Em se tratando de vinhos, é famosa pelos leves e desacreditados Lambruscos. Mas atenção: Embora raros, há bons Lambruscos. Aliás, os Lambruscos tintos são boas companhias para nossa tradicional feijoada. Mas voltando ao vinho que levei, o Liano IGT 2005, é feito com 70% Sangiovese e 30% Cabernet Sauvignon. Um vinho distinto do Chianti, obviamente, mas que carrega a alma italiana. A Sangiovese de Emilia-Romana é distinta daquela da Toscana e o vinho traz certa doçura, talvez influência do Vêneto. A cor é mais forte, rubi escura. Os aromas são muito bons, com notas de amoras, cassis, café, chocolate e baunilha. Há um tostado bem sutil e agradável. Em boca é bastante elegante e redondo, bem fácil de beber. Um vinho a ser repetido, sem dúvida. Aliás, é comercializado pela World Wine.

6 comentários:

  1. Caro Flávio,
    Comprei algumas garrafas do Liano neste último bota-fora da Worldwine, mas ainda não bebi. Fiquei contente ao saber que é bom, pois comprei sem conhecer, aproveitando o bom preço.
    Abs,
    Paulo Ferreira, Rib. Preto

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo,

    Obrigado pela visita. Acho que você vai gostar do vinho. Realmente o preço dele no bota-fora estava muito bom.

    Um abraço, Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flavio,fico feliz com o crescimento do blog e visitas dos novos amigos,parabêns pelos comentários!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  4. Amigo João Paulo! O papai mais novo do pedaço! Felicidades ao Lucas e todos da familia!
    Pois é... o blog está sendo bem visitado. É legal, pois podemos dividir nossas experiências "enofílicas" com amigos, o que sempre é muito bom.
    Grande abraço, Flavio

    ResponderExcluir
  5. OLá meu amigo Flávio! Que bom saber que, além de trabalhar muito, tem tempo para diversão. Meu nome é Liano (filhotinho do Orlandão). Estou agora em Cuibá-MT. Fiquei surpreendido por ter um vinho com meu nome. Apesar de a temperatura de Cuiabá pedir a todo momento cerveja, as vezes degusto algumas taças de vinho. Graças ao inestimável conhecimento me encorajei e comprei duas garrafas do Liano IGT 2005. Uma delas será apenas para decoração da minha cozinha. Muito sucesso para você.

    ResponderExcluir
  6. Grande Liano!
    Que bom ter um comentário seu! E olha que o vinho Liano é bom, hein! Já bebeu uma garrafa? Bem, Cuiabá é quente mas deve ter um diazinho frio para um bom tinto... E nos quentes, um branquinho vai bem.
    Grande abraço e quando vier a São Carlos não deixe de visitar.
    Flavio

    ResponderExcluir