segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Castell de Falset 2003 - Sempre um belo vinho!

O JP nos brindou com este tinto que já é figurinha carimbada na confraria. Era um Castell de Falset 2003. Bem, eu lhes apresentei o 2001 há alguns anos e desde então, a turma sempre aprecia uma ou outra garrafa do danado. É vinho da D.O. Montsant, Catalunha e com assinatura da região. É denso, untuoso e com excelente mineralidade. O vinho é feito com 50% de Garnacha, 25% Cabernet Sauvignon e 25% de uma mescla de vinhas velhas de mais de 70 anos de idade, provavelmente contendo Carignena, Syrah e Tempranillo. A maturação é feita em barricas de carvalho francês novas, por 12 meses, e o engarrafamento é feito sem filtração. O vinho é bastante aromático. A fruta madura se mescla a notas balsâmicas, café e alcaçuz. Em boca é amplo, redondo e muito gostoso. É um vinho que envelhece muito bem e pode ser guardado em adega por anos, tranquilamente. Eu sempre o compro nos Botas-Foras de inicio de ano da World Wine e é compra certa. 



2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo post. Esse vinho não encontrei no bota fora, e sim com preço de R$ 120 a garrafa, foi isso que vc pagou? Vale a pena pelo preço?

    Abraços.
    jacquesmartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Jacques,
    Obrigado pela mensagem e elogio. Realmente neste último Bota-Fora ele não entrou. Mas ele estava em uma lista separada da World Wine Ribeirão Preto. Já cheguei a pagar 60 Reais pelo 2001 tempos atrás e o 2003 já esteve a 80. Comparado com vinhos na mesma faixa (120) ele vale tranquilamente. Tente contatar a World Wine Ribeirão diretamente (16 3931 6008), por que eles as vezes tem magnum do danado em oferta.
    Abraços e volte sempre!
    Flavio

    ResponderExcluir