domingo, 19 de fevereiro de 2012

Monte da Penha Reserva 2003 - Já dobrando o cabo da boa esperança...

Esses dias, passando no Empório Brigante do Mercado de São Carlos, vi esta garrafa do alentejano Monte da Penha Reserva 2003 lá, dando sopa. Resolvi levá-la, principalmente considerando a boa safra de 2003 e também esperar já um vinho evoluído. E não deu outra, o vinho já está em sua maturidade. A fruta já está sobrepujada pelos aromas terciários. Só ficou um fundinho de ameixa... No mais, musgo, tabaco, couro e café. Os taninos já estavam redondinhos, e o vinho é bem seco. É vinho gastronômico e pode não ser bem compreendido, neste momento, por amantes de vinhos frutados e que gostam de vôos solos. Eu gostei dele, mas mesmo gostando de vinhos evoluídos, preferiria tê-lo apreciado 2 anos atrás.

Ps. O vinho é feito com Trincadeira (55%), Aragonês (25%), Alicante Bouschet (18%) e Moreto (2%), sob a batuta dos engenheiros Francisco Fino e Nuno Franco. Estagia 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso e 12 meses em garrafa antes de ser comercializado.

2 comentários:

  1. Flavitz,
    Agradeço pela garrafa e também concordo,acho que estaria bem melhor uns dois anos atrás,pena!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Não há de que, JP! Uma pena não termos bebido o danado dois anos atrás... rs. Mas o Grous Reserva 05 deve estar bom... Vamos mandar ver!
    Abraços,
    Flavitz

    ResponderExcluir