domingo, 8 de abril de 2012

Familia Cecchin 2008 - Malbec orgânico e sem sulfito

Meu aluno Wilson foi fazer um tour pelo Chile e Argentina e me trouxe este Familia Cecchin Malbec 2008, que foi uma boa surpresa. É produzido na região de  Maipú, por descendentes de uma familia italiana, de Treviso, que chegou na Argentina no início do século XX. O vinho é elaborado de forma orgânica (a vinícola tem certificados internacionais) e sem adição de sulfito. A baixa quantidade de sulfito presente é oriunda da própria fermentação. O vinho também não passa por madeira, para que suas características sejam a pura expressão da fruta. É um vinho leve, frutado, com notas de framboesa em meio a um fundinho especiado. Os aromas são bem agradáveis, e se mostram melhor depois de algum tempo aberto. Aqui, vale a regrinha para os vinhos com baixo sulfito: Antes de beber coloque em decanter e agite algumas vezes para que libere o CO2. Uma camada de bolhas se formará na superfície. Repita isso umas 3 vezes para um bom resultado. Esta aeração é necessária para que o gás não interfira na degustação. Em boca, o vinho é leve, com baixa acidez, mas bem prazeiroso. Diferente de qualquer Malbec que já apreciei. É muito difícil para qualquer pessoa, acostumada aos Malbecs mais comerciais, acertar se tratar de um vinho feito com esta uva. Vinho bem gostoso. Valeu a experiência! Gracias Virsu!

Nota pós-postagem 1 (em 17/05/2014): Parece que recentemente ele foi mostrado em um programa do Olivier Anquier, e desde então, o pessoal tá atrás dele... Infelizmente eu não sei onde encontrá-lo no Brasil. 

Nota pós-postagem 2 (em 20/10/2014): Comentário feito pela leitoora Monique: "Alguns vinhos estão à venda na loja na Vila Madalena. Rua girassol, 273 em SP. É a primeira "loja itinerante"os Mendozitos com os vinhos da família Cecchin". 

14 comentários:

  1. Olá
    Tenho tentado comprar aqui no Brasil.
    Você tem alguma dica de algum lugar onde pode ser comprado?
    Agradeço antecipadamente a dica.
    Abçs
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sonia,
      Obrigado pela visita.
      Infelizmente eu não sei onde comprá-lo no Brasil. Um aluno me trouxe direto da Argentina. No entanto, vou dar uma procurada. Vale a pena conhecer este vinho.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Sonia e Flavio,

      O vinho da Cecchin não chegava no Brasil até semana passada!
      Agora ele chega por um trailer itinerante chamado Los Mendozitos. Tem no Rio e em Sampa, não sei de onde vocês são; mas tem sempre a agenda de onde eles vão estar no face/instagram! Mas dá pra pedir pelo e mail tb... Acho que é losmendozitos@gmail.com.
      Espero que ajude!
      Gustavo

      Excluir
    3. Oi Gustavo,
      Valeu pela dica! Obrigado! Dias atrás uns amigos foram a São Paulo e visitaram o trailer. Na ocasião me enviaram uma foto da lista de vinhos, em um quadro, e vi lá o Cecchin. Legal!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Grande Flavio!
    A Bodega apareceu no programa do Olivier Anquier e o vinho deles já foi alçado ao top das tuas postagens populares.
    Chegaste antes, como sempre.
    Como se diz no meio jornalisco: "Furaste" o Olivier! (rs)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Alexandre! Sempre ligado, hein? Que legal! Faz uns dias que estou vendo muitos acessos nesta postagem, e não sabia por que... "Furei" o Olivier!!! haha... Será que falaram bem do vinho no programa dele? O pessoal está atrás.
    Abração!
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Olá! Alguns vinhos estão à venda na loja na Vila Madalena. Rua girassol, 273 em SP é a primeira "loja itinerante" dos Mendozitos com os vinhos da família Cecchin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,
      Obrigado pela informação. Quando for a São Paulo eu vou visitar a loja.
      Abraços,
      Flavio
      ps. Coloquei no texto da postagem.

      Excluir
  5. Os vinhos da família Cecchin, de Mendoza, são vendidos no restaurante Goa Vegetariano, na rua Cônego Eugênio Leite, 1152 - Pinheiros

    ResponderExcluir
  6. Segue o link com os distribuidores da Bodega Cecchin no mundo (incluindo o Brasil): http://www.bodegacecchin.com.ar/distribuidores.php

    ResponderExcluir
  7. Vende no site de Los Mendonzitos http://losmendozitos.com.br/loja/page/2/

    ResponderExcluir