domingo, 23 de junho de 2013

Clos de Chacras Malbec 2009: Elegante e Sedoso

Ganhei essa garrafa do Clos de Chacras Malbec 2009 de meu ex-orientado Wilson (Virsu), que sempre faz suas viagens à Argentina. Eu não conhecia os vinhos desta bodega boutique. Ele passa 12 meses em barricas de carvalho francês. Sua cor é rubi escura, ao contrário do violeta de grande parte dos Malbecs. Ao nariz, mostra notas de cereja preta, ameixa, toffee e alcaçuz. Não tem aquele excesso de violeta e mirtilo de muitos Malbecs. Tudo é bem acertado. Em boca, repete o nariz e é muito sedoso, com taninos muito macios. É intenso e elegante. Tem acidez muito boa que compensa o dulçor característico da casta. Gostei do vinho, que está prontíssimo para beber. Vi que é importado pela Mercovino. Nota: Todos sabem que estou muito chato com Malbecs, mas esse passou no crivo. Só para completar, na mesma noite também foi aberto um queridinho dos neófitos, o Catena Malbec 2008, que com seus 90 WS não teve chance...rs.

4 comentários:

  1. Flávio,
    Semana passada foi outra visita à fronteira sem Malbec. Até tinha alguma coisa na lista, mas não achei e não substituí pelos genéricos. Devo voltar em agosto e vou procurar novamente os que ganharam o "selo Vinhobão": J Alberto, Lagarde 1as Vinhas, Trapiche Single Vineyards, etc.
    A vantagem do estoque grande é que a gente fica bem criterioso pra comprar Esse Clos de Chacras entra na reserva: se não achar os outros, ele virá na mochila!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Espero que o "selo Vinhobão" não decepcione...rs. Mas a sua sequencia acho que não tem erro. Eu também colocaria o Chacras mais para o final da lista que você menciona. Sem contar que ainda tem os Colomés para concorrer a um bom lugar na mochila...rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Blz Flávio

    Este vinho tem sim o selo vinhobão hehe... e quanto maciez no taninho hein!
    Bom ao contrário de ti Flávio sou um "apreciador" dos Malbecs, tenho minhas restrições mas este Clos está definitivamente aprovado.

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Espero que o "selo Vinhobão" não decepcione...rs. Realmente o vinho é muito macio e não é enjoativo. Na verdade, é esse lado "enjoativo" da maioria dos Malbecs é que têm afastado alguns enófilos. Mas noto que muitas vinícolas estão se atentando para o fato e modificando a "fórmula"...rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir