quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dia dos Namorados: Como a patroa não gosta de zurrapa, abri um belo Schubert Block B Pinot Noir 2008!

No dia dos namorados gosto de sair tranquilo com a patroa, ir para um bom restaurante e beber um bom vinho, claro... A patroa já me acompanhou mais nas taças, mas continua com um gosto apuradíssimo. Sabe muito bem reconhecer as imperfeições de um vinho. Sempre fez isso com muita habilidade. E quando gosta, pode botar fé, que é bom. Sabendo disso, fomos ao Chez Marcel e levei um neozelandês de primeira, o Schubert Block B Pinot Noir 2008. Já fazia um tempo que não apreciava um bom Pinot da Nova Zelândia, que para mim, juntamente com aqueles do Oregon, são os que mais se aproximam dos borgonheses. O problema deles é o preço. É difícil pegar um bom PN neozelandês sem gastar uns bons trocados. É até possível achar uns mais em conta (e mais simples) na praça, mas para pegar um bom, tem que tirar o escorpião do bolso. 
Bem, mas vamos a este exemplar abatido. A vinícola Schubert é nova, foi criada em 1998 pelos enólogos alemães Kai Schubert e Marion Deimling. O Schubert Block B é feito com uma seleção de clones especiais de Pinot Noir. O vinho matura durante 14 meses em barricas de carvalho francês (50% novas e 50% usadas). Esse 2008 mostrava ao nariz notas deliciosas de frutas silvestres, sous bois, tabaco e especiarias. Em boca, repete o nariz e deixa um fundinho de café.  Como o tempo, foi se transformando, como deve ser um vinho bão. Para meu deleite, mostrava ótima mineralidade e acidez no ponto certo. O vinho é muito elegante e com ótimo potencial de guarda. Aguentaria tranquilamente mais uns bons anos. Um belíssimo Pinot Noir, que não dá chances para chilenos e argentinos. Comprei na World Wine, que agora, parece só ter a safra 2009.

Ps. Esta é mais uma daquelas postagens que serão pouco visitadas. Apesar de grande, não é vinho badalado...rs. Mas sugiro aos meus fiéis seguidores que, se virem um desse na frente a bom preço, coloquem na cesta! Ele estava na lista promocional da World Wine no começo do ano. Peguei o último! E me dei bem...rs.

9 comentários:

  1. Flavio, faz tempo que não comento por aqui, não que não passe por aqui para ver o que postou. É que só comento o que bate com meu gosto e sendo assim não poderia deixar de te parabenizar pela escolha. Isso é Borgonha na Nova Zelândia, o que é raro. Pena que pegou o último, quantas Dilmas estava no bota-fora?

    Forte abraço,

    Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eugênio!
      Tava sumido mesmo, hein meu amigo? E olha que já passaram vários vinhos que sei que você gosta (Vega, Valbuena, alguns Alentejanos...). Bem, mas eu sabia que você ia parar nesse Pinot, que sei ser uma de suas uvas preferidas (quando não fazem uns negócios esquisitos com ela, claro...rs). Realmente, um Borgonha neozelandes! Uma delícia! E se não me engano, paguei 110 Reais. O 2009 agora parece que está a 248. Pelo que paguei, valeu cada gotinha.
      Grande abraço!
      Flávio
      ps. Vê se não some!

      Excluir
    2. Valeu Flavio, vou aparecer mais! Entre hoje e amanhã vou postar os vinhos que tomei no sábado lá em Curitiba no melhor restaurante que já fui no Brasil. A cozinha é fantástica e a adega não tem igual no país.

      Abraço

      Excluir
    3. Isso ai, Eugênio!
      Eu vi a primeira postagem sua sobre o restaurante. Rapaz, fiquei curioso. Parece ser coisa mesmo de primeiríssima! Aguardo as posteriores.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flavio, nos neozelandenses, que achas do Nobilo Icon, Pinot Noir. Dá para encontrá-lo por menos de R$ 100,00.

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto,
      Eu não conheço esse vinho. Mas parece uma ótima dica, pois dando uma vasculhada na internet vi boas referências dele. Onde você o encontra?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Numa loja nova aqui de Recife, Mercado Barchef, já te falei dela. Está por R$ 97,00.

      Abs.

      Excluir
    3. Olá Flávio,

      obrigado pela dica!

      Quanto ao Nobilo Icon você encontra também na wine.com.

      abraços,

      Alexandre/DF

      Excluir
    4. Grande Alexandre!
      Eu que agradeço a dica quanto ao Nobilo na Wine. Quero ver se experimento.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir